Edição 7 - 13/11/2012

BOCA PAULISTA ELETRÔNICO nº 7, de 13.11.12: Sinal-SP participa da AND, entre 15 e 18.11 em Belém

 

BOCA PAULISTA ELETRÔNICO

São Paulo, 13 de novembro de 2012 – nº 7

.

SINAL-SP PARTICIPA DA AND, ENTRE 15 E 18/11 EM BELÉM

Envolvimento e participação fortalecem a categoria

Na semana passada, o presidente dos EUA Barack Obama fez um discurso depois de reeleito e disse: "Eu quero agradecer cada americano que participou destas eleições" e continuou "você fez sua voz ser ouvida e fez a diferença." “É desse envolvimento e participação que o SINAL precisa, só assim conseguiremos fortalecer a luta dos servidores do Banco Central. Fique atento, acompanhe, questione, colabore!”, convida Aparecido Sales, presidente do SINAL-SP.

Daqui a dois dias acontece o evento mais importante do SINAL, a AND – Assembleia Nacional Deliberativa, de 15 a 18/11, em Belém, quando serão discutidas as diretrizes para os próximos dois anos. A expectativa é que aconteçam as melhores discussões e que sejam tiradas as melhores propostas para a categoria. São Paulo será representado por 17 delegados, entre natos, suplentes e eleitos. No total são cerca de 80 delegados de todo Brasil.

A participação é muito importante para a construção de uma categoria mais forte e valorizada. Assim, foi criado um blog para reunir comentários e sugestões dos filiados. Dentro do prazo estabelecido para o envio de comentários e propostas, o blog recebeu 293 interações. Vale destacar que o meio de comunicação eletrônico continuará no ar para que os filiados possam acessá-lo para leitura. “A colaboração dos colegas com sugestões para a valorização das Regionais é um grande incentivo para a manutenção e fortalecimento das mobilizações da categoria”, diz Sales. As propostas que dele surgiram integram os relatórios e serão encaminhadas e discutidas em Belém.

Os principais temas dessa assembleia serão Valorização das Regionais, Política Salarial e Alterações Estatuárias. De modo geral, as propostas de valorização das regionais levam em conta a luta pela adoção, por parte do Banco Central do Brasil, de um modelo de BC que, a exemplo de diversos outros destacados bancos centrais mundo afora, apresente extensa e intensa presença em todo o território nacional, respeitando e incorporando em sua ação a imensa diversidade de vocações econômico-financeiras, identidades culturais e realidades sociais do Brasil. Isso é muito importante, pois, atualmente, observa-se que está em curso no Banco Central do Brasil um processo de desmonte das Regionais, sendo assim, é necessário lutar pela adoção, pelo BC, de práticas que incentivem a participação ativa dos servidores lotados nas Regionais em todas as esferas das atividades de trabalho, inclusive as de formulação.

Sem qualquer negociação salarial em 2011, o governo entrou em 2012 falando em reajuste zero e definindo como data limite para a apresentação de uma proposta aos servidores públicos federais o dia 30 de julho, tendo em vista o prazo de 31 de agosto para o envio ao Congresso do Projeto de Lei Orçamentária Anual – PLOA para 2013.

Novamente, sem jamais negociar com o funcionalismo, o próprio governo descumpriu com a data estipulada e utilizou a estratégia de exposição de seus servidores por meio de uma pesada campanha na mídia e da adoção de instrumentos autoritários para minar a mobilização dessas categorias, sobretudo as típicas de Estado. Assim, só apresentou uma proposta em 18.8.2012, a poucos dias da data final para envio do PLOA ao Congresso, que consistia numa recomposição salarial de 15,8%, novamente escalonada em 3 parcelas anuais, em janeiro: 5% em 2013, 2014 e 2015. Em Assembleia Geral Nacional de 23.8.2012, a categoria considerou a proposta insuficiente e a rejeitou em nova AGN, no dia 28.8.2012.

A partir de então, o que se seguiu foi a adoção, por parte do funcionalismo do BC, de posições antagônicas, entre aqueles que insistem em submeter a proposta do governo, que já não existe desde o final de agosto, em nova votação da categoria, e aqueles que não concordam de forma alguma com tal procedimento, tomando a decisão de 28.8 como legítima, soberana e definitiva, não sujeita a outra avaliação, pelo menos até que ocorra um fato realmente novo.

Sobre as Alterações Estatutárias, é preciso destacar que as entidades são entes dinâmicos que se amoldam permanentemente à realidade social procurando satisfazer ou cumprir os fins para as quais foram criadas e, caso não consigam, podem tornar-se obsoletas e estão fadadas a trilhar o caminho da extinção. Diante disso, é necessário se manter o documento estatutário permanentemente atualizado a fim de moldá-lo às atuais necessidades.

O Conselho Regional do Sinal-SP convida para acompanhar por meio dos informativos, Blog, Facebook e Twitter o andamento das discussões que ocorrerão em Belém, além de cobrar dos delegados de São Paulo informações quando julgar necessário.

Conselho Regional do Sinal-SP

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Av. Paulista, 1754 – 14º andar – cjs. 141/144

 São Paulo SP –  CEP 01310-920 /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorLutando pela aprovação da PEC 555
Matéria seguinteSaiba o que alguns delegados estão preparando para 25ª AND