Edição 2 - 21/01/2013

Já está no ar a Revista Por Sinal – edição número 40 –

Uma agenda cheia para 2013

Já está no nosso site a revista Por Sinal, edição número 40. Esta edição atrasou para contemplar o resultado da campanha salarial, com desfecho, embora não definitivo, só nos últimos dias de 2012. Além desse desfecho, destacamos e importância da participação do Sinal na nova Executiva do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), para o triênio 2013-2015.

Abordamos as ações do Governo para estimular a economia, tais como renúncia fiscal e desoneração da folha de pagamento de diversos setores empresariais na reportagem “Estado brasileiro – Reconstrução ou desmonte?”.

Com base na premissa de que a sociedade desconhece o papel do Banco Central e os serviços prestados ao cidadão, produzimos uma espécie de radiografia da instituição, explicando suas atividades essenciais como a administração das reservas internacionais do país, assessoria do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Comitê de Política Monetária (Copom), o papel do BC na questão da inclusão financeira.

Na reportagem sobre nossa 25ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND), realizada entre 15 e 18 de novembro, em Belém do Pará, cujo tema central foi a valorização das regionais do Banco Central, defendemos um Banco Central mais perto da população, com presença expressiva no território nacional. Regionais fortes e atuantes são fundamentais para garantir um desenvolvimento econômico com inclusão social.

O entrevistado desta edição é o deputado federal Miro Teixeira, defensor do Estado, acima dos governos. Ele deu sua opinião sobre vários assuntos de interesses dos leitores da Por Sinal, entre eles, lei de greve e negociação coletiva, royalties do pré-sal, Fundo Soberano, origem da corrupção no Estado brasileiro e a necessidade do controle externo do Legislativo e do Executivo.

Nossa “prata da casa” é o paulista Jorge Nelson Ribeiro. ingressou no Banco Central em 1977, era chamado de “boi”, apelido bem-humorado que o pessoal deu ao código de carreira B01, com o qual o BC registrava, na época, seus primeiros concursados.

Na reportagem “O Congresso e o interesse do servidor do BC”, a Por Sinal traz um balanço de 2012 e as perspectivas para 2013, que terão como desafios, entre outros assuntos relevantes, a regulamentação do direito de greve e dos acordos salariais, a aprovação na CCJC da PEC 147 e a criação de comissão especial para examinar seu mérito e o exame e a aprovação da PEC 555.

Por fim, trazemos novamente a discussão do projeto de lei da minirreforma do Código de Defesa do Consumidor, que prevê temas que só agora ganharam
atualidade, como o superendividamento dos brasileiros, ou que nem existiam quando a lei foi aprovada há 20 anos, como o comércio eletrônico.

Desejamos uma boa leitura e “por sinal” um ótimo 2013.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorBalanço anual de atividades do Sinal-DF
Matéria seguinteSINAL-SP INFORMA nº 2, de 22.1.13: Assembleia Regional nesta quarta-feira, dia 23.1.13, às 9h / PEC 555-06 / Contas do sindicato / Prata da casa / Brinde de final de ano / Rede conveniada de descontos