Edição 10 - 07/02/2013

O Sinal e a luta pela PEC 555/2006

A PEC – Proposta de Emenda Constitucional nº 555/2006, de autoria do ex-deputado federal Carlos Mota, e que teve o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP) como seu grande defensor e autor do relatório substitutivo aprovado pela Comissão Especial da Câmara Federal, revoga o art.4º da EC – Emenda Constitucional nº 41, de 12/2003, extinguindo gradativamente a cobrança da contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas.

A EC 41, proposta e promulgada ainda no Governo Lula, aprovou o desconto de 11% dos proventos dos servidores públicos aposentados e pensionistas, que ultrapassem o valor do teto previdenciário, hoje em R$ 4.157,05.

A taxação dos servidores inativos, sem a expectativa de contrapartida, uma vez que a nova contribuição não gera um novo benefício, é uma forma de bitributação, inconstitucional e injustificada, mesmo que o STF – Supremo Tribunal Federal , quando arguido, tenha, em uma decisão eminentemente política, julgado-a constitucional.

A cobrança viola um direito adquirido do trabalhador, que já contribuiu para o sistema previdenciário durante toda a vida, com o único intuito de receber sua aposentadoria e, para surpresa e revolta, continua sendo taxado, mesmo depois de aposentado.

A contribuição previdenciária incidente sobre esses proventos de sua própria aposentadoria é uma anomalia, uma verdadeira crueldade cometida com os servidores públicos.

A justificativa oferecida pelo Governo para essa taxação foi o suposto déficit da Previdência, o que em nosso entender não existe.

A arrecadação da Previdência é suficiente para a manutenção de seus benefícios e, se não fossem as renúncias previdenciárias concedidas pelo Governo e o desvio de recursos para outros projetos, por meio do instrumento da DRU – Desvinculação de Receita da União, poderíamos supor que a Previdência seria até mesmo superavitária.

A PEC 555, por meio da redução da alíquota de contribuição em 20% ao ano, a partir dos 60 de idade do servidor, até sua completa extinção, aos 65 anos, ameniza os efeitos dessa afronta a um ato jurídico perfeito, e não cria nenhum novo benefício, apenas resgata o direito adquirido ao longo de toda a vida laborativa do servidor público brasileiro.

Aliás, esse escalonamento, originalmente não era o que se pleiteava, e não fazia parte do texto da PEC, ele apenas foi colocado em uma concessão para que a mesma pudesse ser aprovada pela Comissão Especial da Câmara Federal que a analisava.

Faz-se necessário um trabalho intenso junto aos deputados federais, parlamentares que mais de uma vez já demonstraram apreço com as questões previdenciárias, para que protocolem requerimentos solicitando a inclusão da PEC 555 na pauta do dia para votação em plenário.

Atualmente contamos com 235 requerimentos solicitando essa inclusão, quantidade que, embora não tenha sensibilizado o ex-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), esperamos poder fazer o novo presidente daquela Casa, deputado Henrique Alves (PMDB/RN), levar tão importante PEC à votação.

Mas não podemos nos dar por satisfeitos com essa quantidade de requerimentos apresentados, vamos buscar cada parlamentar de nossos estados, e insistir com o intuito de alcançar marca além de 320 pedidos, ou seja, mais que dois terços do total de deputados federais existentes.

Vamos voltar às lideranças partidárias, agora todas renovadas, e expor a importância social dessa PEC e a necessidade que a mesma seja levada à votação em plenário.

Devemos intensificar nossas solicitações através das redes sociais. Vamos usar todos os recursos possíveis, o twitter, o facebook, o e-mail. Se essas armas foram fortes o suficiente para derrubar ditadores que se eternizavam no poder, deverão ser fortes também para derrubar uma cobrança injusta e cruel.

Vamos juntos até a vitória, que será a vitória de todos os servidores públicos brasileiros, pois o servidor da ativa de hoje, será o servidor aposentado de amanhã.

O SINAL, que sempre lutou pela aprovação da PEC 555, participará ativamente de evento promovido pelo Instituto MOSAP – Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas a ser realizado, em 20.3.2013, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara Federal.

Em breve divulgaremos os e-mails dos deputados que precisam ser contatados para que todos nós possamos participar dessa verdadeira campanha mobilizadora pela votação da PEC 555.

Não se omita, participe conosco.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorSinal na luta pela aprovação da PEC 555/06
Matéria seguintePor que me filiei ao Sinal-DF?