Edição 91 - 23/06/2004

MAIS UMA VEZ, A FRUSTRAÇÃO

Ontem, a quarta tÆo esperada reuniÆo com o governo se revelou quase in¢cua, nÆo fora o compromisso assumido pelo Secret rio S‚rgio Mendon‡a, do Planejamento, de colocar no papel sua palavra empenhada em apresentar n£meros na pr¢xima quarta-feira.

Em reuniÆo com os trˆs sindicatos do BACEN presentes, S‚rgio Mendon‡a afirmou estar trazendo para a Mesa um avan‡o nas negocia‡äes: o real reconhecimento do governo de que h  pleitos nossos que devem ser atendidos, e da necessidade, portanto, de negociar as questäes salariais do BC.

Acrescentou, por‚m, que s¢ na manhÆ de ontem o governo havia chegado a um valor para o BC, mas nÆo havia dado tempo de simular tabelas com as diversas possibilidades de distribui‡Æo do montante dispon¡vel. Como elas deviam ser apresentadas aos sindicalistas com anuˆncia dos ministros da  rea econ“mica, e isso havia sido imposs¡vel de fazer, pois dois deles haviam viajado com o Presidente Lula para Nova Iorque, s¢ na quarta-feira pr¢xima, dia 30 de junho, elas deverÆo estar dispon¡veis.

Disse ainda que esse montante – nÆo revelado apesar da insistˆncia dos dirigentes sindicais presentes … Mesa – poderia estar ainda aqu‚m do desejado, e que nÆo seria producente falar em n£meros quando havia possibilidade, at‚ … semana que vem, de aumentar os recursos or‡ament rios de que se poderia dispor.

Veementemente Instado pelos presentes a apresentar alguma coisa concreta para apresenta‡Æo …s bases, ele alegou que devemos considerar os trƒmites sinuosos de negocia‡äes trabalhistas e que ainda estamos dentro do prazo de 60 dias que foi colocado pelo pr¢prio governo. Afirmou tamb‚m sua cren‡a na disposi‡Æo cordial do governo, que se traduziria pela maneira como as negocia‡äes vˆm sendo feitas: de forma in‚dita, hist¢rica, marcada pela transparˆncia no trato com os sindicalistas.

Perguntado sobre a GD, o Secret rio falou pelo menos trˆs vezes que nÆo h  consenso sobre o assunto, dizendo que o governo nÆo tem uma "posi‡Æo consolidada" a esse respeito, e citou at‚ a ANDES-Associa‡Æo Nacional dos Docentes do Ensino Superior, que tinha uma reivindica‡Æo hist¢rica de retirada de duas gratifica‡äes, e que estava sendo agora atendida pelo governo Lula.

O entendimento do SINAL ‚ de que o Secret rio est  tentando ganhar tempo, por ter reconhecido fracos os valores que poderiam ter sido apresentados ontem. S‚rgio Mendon‡a admitiu que os n£meros recentes de arrecada‡Æo ‚ que vˆm permitindo uma maior disponibilidade de recursos, donde ele deduzir que, na semana pr¢xima, ap¢s reuniäes com os ministros ontem ausentes, o valor destinado ao BC poder  ser melhorado.

Para firmar o compromisso com os sindicalistas, o Secret rio se comprometeu a enviar um of¡cio aos sindicatos hoje, pela manhÆ, prometendo tabelas para a pr¢xima quarta-feira.

 essa a nossa expectativa. Estamos dando mais um cr‚dito de confian‡a ao governo, na esperan‡a do atendimento de nossos pleitos. Vamos manter a mobiliza‡Æo. NÆo podemos deixar esmorecer o esp¡rito de uma luta justa por aquilo que acreditamos ser direitos leg¡timos.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorVIGÍLIA HOJE
Matéria seguinteA enrolação como parâmetro de negociação