Edição 106 - 28/07/2004

NA REUNIÃO DE ONTEM, O QUE ERA RUIM FICOU PIOR

Pasmem: o governo insiste em jogar o reajuste do servidor do BC para 2006, a despeito de os sindicatos – e a pr¢pria categoria – j  terem rejeitado qualquer prazo al‚m de 2004. Ontem, depois de descartar qualquer possibilidade de melhorar o PCS, como quer o funcionalismo, o negociador do governo, Arno Augustin, apresentou um novo prazo de implanta‡Æo da tabela proposta na semana passada: 40% em novembro de 2004 e os 60% restantes somente em dezembro de 2005. Na pr tica, isso significa que os efeitos financeiros plenos da nova tabela s¢ se darÆo em 2006!

 uma versÆo bem piorada da proposta anterior, que previa dividir o reajuste em trˆs partes iguais: a primeira em novembro deste ano e as demais em julho e dezembro de 2005. As entidades sindicais nÆo s¢ repudiaram a proposta como insistiram na amplia‡Æo dos recursos, al‚m de defenderem sua aplica‡Æo total ainda em 2004.

Dada a intransigˆncia do governo – que alegava ter chegado ao seu limite – e tamb‚m para evitar um impasse nas negocia‡äes, nÆo restou alternativa …s entidades senÆo apresentar uma contraproposta para implementa‡Æo do reajuste: 50% em agosto de 2004 e o restante em janeiro de 2005. Esta contraproposta constitui o limite m ximo a que os dirigentes sindicais puderam chegar, considerando que a categoria vem demonstrando nas assembl‚ias que s¢ tem um pensamento: o reajuste integral em 2004.

J  que o governo nÆo arreda p‚ das suas posi‡äes, chegou a hora de agir! O momento ‚ de decisÆo.

 importante lembrar que, no in¡cio do ano, a perspectiva para o servidor do BC era de reajuste zero. Depois de dois dias de greve, n¢s conseguimos abrir as negocia‡äes com o governo, que saiu da posi‡Æo de nÆo oferecer nada para um volume de recursos de R$ 165 milhäes. Sabemos que este valor ‚ insuficiente para corrigir todas as distor‡äes do PCS, mas ele pode tornar-se aceit vel se a nova tabela de remunera‡Æo for implementada o mais rapidamente poss¡vel. Lembramos que a contraproposta das entidades ser  submetida … delibera‡Æo do funcionalismo reunido em assembl‚ia.

Conclamamos todos os servidores, que vˆm respondendo positivamente … convoca‡Æo dos sindicatos, a comparecerem em massa …s assembl‚ias que serÆo realizadas hoje … tarde para votar a favor da paralisa‡Æo de advertˆncia marcada para a pr¢xima ter‡a-feira, dia 3 de agosto. A paralisa‡Æo, considerada imprescind¡vel pelos sindicatos, ‚ uma forma de pressionar o governo a aceitar o prazo de implanta‡Æo proposto pelas entidades, sobretudo porque a diretoria do Banco, em especial o presidente Meirelles, sistematicamente se tem omitido a defender os interesses do servidor do BC.

S¢ depende de n¢s. Todos …s assembl‚ias!

SINAL

Sintbacen

SindsepDF

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorEM CASA ONDE NÃO TEM PÃO …
Matéria seguinteParalisação hoje, a partir das 12h (Boletim nº 402)