Edição 50 – 23/4/2015

Reunião no MPOG define metodologia das negociações pela Campanha Salarial 2015


Fórum Nacional dos SPF se reuniu na manhã desta quinta-feira, 23, com o Secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público, Sérgio Mendonça

Por Samuel Oliveira

DSC_0237

Conforme acordado no último dia 8, durante a Jornada de Lutas em Brasília, o Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 23 de abril, em Brasília, com o Secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), Sérgio Mendonça, para tratar da pauta geral unificada da Campanha Salarial 2015.

Premido pela intenção ministerial de reduzir o peso das despesas de pessoal da União no PIB e as incertezas do ajuste fiscal do governo, quanto aos contingenciamentos já havidos e por fazer, e do comportamento do Congresso ante às MPs 664 e 665, que economizariam R$ 18 bilhões com o corte de direitos previdenciários, Mendonça propôs um calendário de reuniões mensais com o Fórum, a partir do final de maio, com uma rodada de reuniões setoriais no próximo mês.

Em resposta, representantes das entidades apresentaram sua proposta de cronograma e organização: reuniões semanais para tratar dos itens da pauta de reivindicações, divididas em dois blocos, de natureza financeira e negocial.

Após breve impasse, ficou combinado novo encontro entre as partes no dia 14 de maio, com foco os itens do bloco negocial da pauta (data-base, negociação coletiva e pauta do Congresso), conjugada com a discussão sobre reajuste e isonomia de benefícios entre os Poderes, para viger ainda neste ano. As reuniões subsequentes serão mais frequentes. Nas próximas semanas as entidades serão convocadas para negociações setoriais. O encontro do Sinal com a SRT deve ocorrer na primeira semana de maio.

Como de hábito, Mendonça declarou à imprensa sindical que o encontro foi produtivo e o andamento das articulações promete ser bom, apesar de algumas questões estarem condicionadas diretamente ao Orçamento da União para o próximo ano.

Já as entidades do Fórum avaliarão nesta tarde a negociação de hoje e traçarão estratégia comum para os próximos passos.

Edições Anteriores
Matéria anteriorParlamentar cobra apreciação da PEC 147 pelo Plenário da Câmara
Matéria seguinte