Edição 112 – 03/07/2018

Revista Por Sinal nº 57: A história que se repete


A cada quatro anos, o Brasil vive um que se difere dos demais. Ao final do carnaval, que para muitos simboliza o início, de fato, do ano, sucedem-se a Copa do Mundo de futebol e as eleições gerais. Somando-se às já famosas festas juninas, de presença obrigatória para nossos parlamentares, e o recesso de julho do Congresso Nacional, sobra pouco tempo para um governo, em final de mandato, promover as medidas necessárias para levar o país a um caminho virtuoso.

Nesta edição da Por Sinal, deixando de lado a peculiaridade deste 2018, procuramos trazer à discussão matérias que sejam relevantes não só aos servidores públicos, mas à sociedade brasileira como um todo.

Afinal, se a reforma do Estado proposta pelo Banco Mundial atinge em seu primeiro momento os servidores, acusados de serem os responsáveis pela crise fiscal do país, suas consequências, que passam por um verdadeiro desmonte dos serviços públicos, atingirão a todos aqueles que direta ou indiretamente deles dependam, com mazelas maiores aos menos favorecidos economicamente.

Aos novos candidatos ao comando do país deixamos reflexões sobre a necessidade de se caminhar para um sistema tributário mais solidário e para um custo dos empréstimos bancários que seja condizente às necessidades das empresas e dos cidadãos, pois, embora a taxa Selic tenha baixado a um patamar nunca visto, os juros cobrados pelo sistema financeiro aos tomadores de crédito ainda são altíssimos e desproporcionais aos interesses da nação.

A “securitização” das dívidas estatais e a autonomia do Banco Central do Brasil, assuntos que se encontram em discussão no Congresso Nacional, mereceram uma análise mais cuidadosa, pois apresentam vantagens inequívocas, porém, com arestas que precisam ser aplainadas, mas, para tanto, é necessário que se tenha em mente apenas o interesse público.

Apresentamos, ainda, artigo de Edil Batista Júnior, doutor em Teoria Geral do Direito, professor da Uninassau, em Recife (PE), e conselheiro editorial da Por Sinal, que trata sobre a Constituição Federal brasileira, o Direito Constitucional e o distanciamento entre o mundo normativo e o mundo real.

Por fim, o que seria uma entrevista com Luiz Carlos Bresser-Pereira, reconhecidamente um personagem da cena brasileira, cujas múltiplas funções assumidas ao longo da vida nos meios políticos, empresariais e acadêmicos dificultam uma única definição, se transformou em uma verdadeira aula sobre a história da economia brasileira nas últimas décadas e a apresentação do seu modelo novo-desenvolvimentista.

O Conselho Editorial da Por Sinal espera, mais uma vez, poder apresentar aos seus leitores um material interessante, buscando fazer de nossa publicação um canal de informação importante, independente e isento.

A revista Por Sinal nº 57 já se encontra disponível em nosso Portal.

Veja aqui a íntegra da edição. Boa leitura!

Edições Anteriores
Matéria anteriorEdição 57
Matéria seguintePLDO 2019: proposta proíbe reajuste de salários e novas contratações de servidores