Edição 009 - 22/01/2018

“São baixas as chances de a Reforma ser aprovada”

PAINEL DEBATENDO A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
“São baixas as chances de a Reforma ser aprovada”, afirma palestrante

Realizou-se, no dia 17.01.2018, em Auditório do Edifício-Sede do BCB no Rio de Janeiro, o Painel Debatendo a Reforma da Previdência, promovido pelo Sinal-RJ.

Com a participação, como Palestrantes, de Antonio Augusto de Queiroz, Juan Pablo Painceira Paschoa e Luis Carlos Paes de Castro, o Painel contou com a presença de 57 pessoas, aí incluídos Representantes da Central Sindical UGT-RJ e  dos Sindicatos SINDILEGIS, SINAIT, SINDICONT, SITCOMMM e SINTRASEF.

Dentre as relevantes proposições oferecidas pelos Palestrantes, reproduzimos aqui análise de Antonio Augusto de Queiroz a respeito das chances de aprovação da Reforma (lembrando que a íntegra das falas dos Palestrantes encontra-se disponível em na TV SINAL-RJ).

Segundo o Palestrante, são os seguintes os principais elementos que contam a favor da aprovação da Reforma:
– Apoio do Mercado.
– Apoio da Mídia.
– Empenho pessoal do Presidente e dos Governadores. (A crise fiscal dos Estados reforça o rebaixamento da nota do Brasil pelas Agências de Avaliação de Risco).
– Disposição do Governo de fazer concessões em troca de votos.

Para Antonio Augusto, são os seguintes os principais elementos que contam contra a aprovação da Reforma:
– Proximidade das eleições (principalmente se o grupo ao qual o Deputado pertence não tem perspectiva de eleição, ao contrário do que ocorria por ocasião da eleição de FHC).
– Desgaste político dos atuais Parlamentares com as duas votações que impediram continuidade de investigações sobre o Presidente.
– Resistência dos servidores públicos e dos trabalhadores rurais.
– Contradições do Governo, que, de uma parte, faz “de um tudo” para aprovar a Reforma, e, de outra parte, libera a cobrança de tributos, faz anistia de Refis para ruralistas e para “todo mundo”.
– Utilização de não verdades na campanha de divulgação da Reforma. 1 – Dizer que existe regra de transição. Quem quiser se aposentar com integralidade terá de cumprir integralmente as novas regras. 2 – Dizer que os trabalhadores rurais terão seus direitos preservados. Os trabalhadores rurais serão muito afetados: hoje eles têm de cumprir 15 anos de atividade rural;  com a nova regra, terão de cumprir 15 anos de contribuição;  e não existe trabalhador rural aposentado por tempo de contribuição, apenas por idade).

Ao comparar prós e contras, o Palestrante conclui que “SÃO BAIXAS AS CHANCES DE A REFORMA SER APROVADA”.
Tal prognóstico, se vier a se confirmar – E ISSO DEPENDE, E MUITO!, DA AÇÃO DE TODOS E DE CADA UM DE NÓS -, irá representar, a nosso juízo, uma significativa vitória dos trabalhadores de nosso País.

O Sinal-RJ vem atuando firmemente, nesse sentido, no Movimento Rio Contra a Reforma da Previdência do Governo Temer.

 

LUTE CONOSCO, PROCURE O SINAL!

Edições Anteriores
Matéria anteriorReestruturação da carreira de Especialista: BCB deve apresentar proposta final em fevereiro
Matéria seguinteComitê Gestor do PASBC: demora na divulgação de extratos das atas de reuniões é excessiva