Edição 227 - 11/12/2023

Semana será marcada por agenda intensa; confira e participe


A semana contará com uma intensa agenda de atividades – paralelamente à continuidade da Operação-Padrão e das paralisações diárias -, marcando a intensificação da mobilização da carreira de Especialista do BC e do conjunto do funcionalismo. O SINAL convoca todos os colegas ativos, aposentados e pensionistas da Autarquia para se somarem ao cronograma de luta dos próximos dias.

Nesta terça-feira, 12 de dezembro, juntamente a outras carreiras públicas, o indicativo é de protesto pela ausência, até então, de uma proposta de recomposição das perdas remuneratórias por parte do governo federal. O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual o Sindicato é membro, promoverá ato virtual, das 14h às 16h, com a presença de diversas lideranças. Para acompanhar, clique aqui.

Na quarta-feira, 13, a partir das 10h, será realizada manifestação na sede do BC (somente em Brasília), durante reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em defesa da pauta de valorização da carreira. Das 14h30 às 16h30, haverá Assembleia Geral Nacional (AGN) não deliberativa; e das 16h30 às 18h30, live para debater melhorias ao Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC), com a presença de membros eleitos para o Comitê Gestor e o Conselho Fiscal no mais recente pleito.

Na quinta-feira, 14, das 8h às 10h, o SINAL promoverá live para esclarecimento de dúvidas acerca das ações judiciais em trâmite e das perspectivas para as novas demandas. Na sequência, das 10h às 12h, o assessor do Sindicato, Vladimir Nepomuceno, ministrará palestra virtual sobre mesas de negociação com o governo. E a partir das 14h30, os servidores definirão a continuidade do calendário de ações, em AGN deliberativa.

As atividades da tarde da quarta e da manhã da quinta-feira fazem parte da agenda da paralisação aprovada pelos servidores da Casa.

Os links para acesso aos eventos serão divulgados nas próximas edições do Apito Brasil. Participe!

Recrudescimento

A semana será também de inauguração de uma nova etapa da luta, conforme decidido pelos servidores, com foco no planejamento mais forte e concreto da Matriz de Impacto fase 3, e a adesão de mais departamentos, gerando mais repercussões na rotina da Autoridade Monetária. Nos próximos dias ocorrerá, ainda, pesquisa com os ocupantes de função comissionada, para avaliar possibilidades de avanço do movimento (e-mail a ser enviado pela ANBCB para a lista de servidores com função comissionada).

Entregas de substituições

Tendo em vista afirmação da Diretoria de Administração da Casa, de que não efetivará os pedidos dos servidores de entrega de substituições – diferentemente da postura adotada em 2022 -, reforçamos abaixo orientação já apresentada em assembleia:

Uma vez que houve a publicação de diversas Portarias pelas quais a Diretoria do BC avocou a decisão de indicar ou excluir os substitutos de funções comissionadas, e para evitar prejuízos pessoais excessivos a colegas que estão participando da maior Operação-Padrão da história do BC, as 3 entidades orientam que, até que haja a interposição de Mandado de Segurança por parte do SINAL, as substituições previstas em Portaria devem acontecer normalmente, inclusive as substituições por prazo certo.

Edições Anteriores
Matéria anteriorAção PASEP: esclarecimentos quanto ao prazo
Matéria seguinteAto virtual começa às 14h; cruze os braços e acompanhe!