Edição 191 – 30/10/2019
Senado aprova indicação de Fábio Kanczuk à Diretoria do BC
O Plenário do Senado Federal aprovou na noite desta terça-feira, 29 de outubro, a indicação de Fábio Kanczuk à Diretoria do Banco Central do Brasil. Mais cedo, o então postulante havia sido sabatinado e aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa.
O diretor de Relações Externas do Sinal, Francisco Tancredi, acompanhou a sessão da CAE e, antes do início dos trabalhos, apresentou aos senadores membros do Colegiado uma série de sugestões de questionamentos, parte deles recebidos de servidores do Banco Central em todo o país. Algumas das perguntas, relativas à autonomia e competências do BC, spread bancário e juros, foram utilizadas pelos parlamentares durante a audiência.
Este último tema, inclusive, teve grande repercussão e intervenções incisivas por parte dos senadores. “O BC, como instituição, não me agrada. Então, no próximo, vou ter que descontar a frustração de brasileiro, que não vê ação coerente”, observou Esperidião Amin (PP/SC) sobre a possibilidade de não aprovar mais nenhuma indicação ao BC até que haja iniciativas eficazes da Autarquia no sentido de reduzir os juros ao consumidor praticados no país. As senadoras Rose de Freitas (Podemos/ES) e Kátia Abreu (PDT/TO) fizeram coro com Amin.
A avaliação no Parlamento é que, apesar de não ter em vista novas indicações, o BC pode enfrentar problemas para aprovar outras matérias de interesse no Congresso, dada a insatisfação de alguns parlamentares com a condução da Política Monetária.
Kanczuk assumirá a pasta de Política Econômica no lugar de Carlos Viana.
Assista aqui à sabatina.