Edição 120 – 6/7/2022

Servidores aprovam fim da greve; nova etapa de mobilização terá início


Em Assembleia Geral Nacional (AGN) deliberativa nesta terça-feira, 5 de julho, os servidores do Banco Central do Brasil indicaram o fim da greve, iniciada em abril. A decisão da categoria encerrou uma etapa bem-sucedida da luta pela Reestruturação de Carreira, movimento que começou a ganhar corpo ainda em 2021.

Apesar do esgotamento do prazo, em 4 de julho, para a concessão de uma recomposição remuneratória ainda em 2022, a mobilização repercutiu no âmbito do BC e de outros órgãos do governo federal e, dentre outros impactos: obrigou o Executivo a desistir de uma política salarial totalmente discriminatória; deixou espaço aberto na discussão sobre o Orçamento 2023 para demandas salariais; e conseguiu que fossem encampadas pelo Banco Central parte da pauta não salarial e a Retribuição por Produtividade (RPBC).

É importante destacar, ainda, o fortalecimento da unidade da categoria e das entidades representativas ao longo deste processo, o engajamento de muitos chefes adjuntos, consultores e chefes de Departamento e os debates sempre muito profícuos.

Saudamos a cada um que se integrou a esta greve histórica e conclamamos a manutenção da unidade em uma nova etapa de luta. Nos próximos dias, daremos continuidade às discussões de estratégias para que nossa pauta reivindicatória seja completamente efetivada. Você já pode contribuir, enviando suas propostas de novas ações pelo endereço mudarosinal@sinal.org.br.

Informamos que o Sindicato já está em tratativas com o BC no que se refere à compensação dos dias parados, solicitando uma resolução célere do tema.

Carta aberta

A nova fase da mobilização inclusive, é um dos assuntos da carta aberta dos servidores do Banco Central, que segue disponível para assinatura. O documento destaca, dentre outros pontos, a necessidade de uma agenda constante de valorização do corpo funcional.

“Reiteramos que é de suma importância a inserção da gestão e do fortalecimento da carreira como dimensão específica na Agenda BC#, com desenvolvimento das ações em conjunto com os servidores desde a sua criação, e voltada não somente à gestão interna, mas abrangendo as iniciativas necessárias ao fortalecimento institucional”, afirma trecho da carta.

Leia aqui o documento na íntegra. Clique aqui para assinar.

Edições Anteriores
Matéria anteriorServidores do BC realizam protestos em todo país
Matéria seguinteMobilização entra em nova fase com o fim da greve