Edição 221 – 9/12/2021

Servidores exigem atuação da Diretoria do BC em relação a reajuste e acordo nos 28,86%


“Menos papo-furado e mais ação”. Este foi o recado à Diretoria do BC, que estampava a faixa levada pelo Sinal à porta do edifício-sede do órgão em Brasília nesta quarta-feira, 8 de dezembro. Além do protesto presencial, o dia nacional de mobilização contra a postura omissa da direção da Casa em relação às demandas da categoria teve um Assembleato virtual. As atividades reuniram mais de uma centena de servidores.

Representantes do SinTBacen e da ANBCB também participaram das manifestações desta quarta-feira pelo reajuste salarial e por um acordo na ação dos 28,86%. Os discursos convergiram na necessidade do recrudescimento da luta e da unificação de esforços, haja vista a passividade da administração da Autarquia enquanto os servidores amargam perdas sucessivas no poder de compra e veem outras carreiras firmando acordos para o encerramento de litígios referentes aos 28,86%.

Durante o evento virtual, foi exibido vídeo em que o presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e secretário executivo do Unacon Sindical, Rudinei Marques, fala sobre o encaminhamento da questão dos 28,86% em outros órgãos da Administração Federal. Assista aqui. O advogado Marcos Resende, responsável pela demanda no Judiciário, participou da live e apresentou um histórico da ação, bem como as perspectivas para o próximo período. O vídeo do Assembleato estará disponível na próxima semana no site do Sinal, na área restrita a filiados.

Após o protesto em frente ao BC, os presentes se deslocaram até o Anexo II da Câmara dos Deputados para reforçar a mobilização do conjunto do serviço público contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 – reforma administrativa.

Nova solicitação   

Ainda nesta quarta-feira, o Sinal enviou mais uma solicitação de reunião com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para tratar de uma série de pleitos dos servidores da Casa, como o reajuste salarial e os 28,86%.

Confira aqui o documento na íntegra.

Edições Anteriores
Matéria anteriorHOJE! ATO EM DEFESA DO REAJUSTE SALARIAL. PARTICIPE!
Matéria seguinteSinal App: Os principais serviços do Sindicato na palma da sua mão