Edição 137 – 14/9/2016

Servidores mostram disposição à luta com marcha pela Esplanada dos Ministérios e lançamento de Frente em Defesa do Serviço Público nesta terça-feira, 13


Os servidores públicos seguem vigilantes e mobilizados contra medidas que precarizam os serviços prestados e, consequentemente, punem toda a população. Dois grandes atos em Brasília, nesta terça-feira, 13 de setembro, mostraram a unidade das carreiras. Pela manhã, em atividade convocada pelo Fórum dos SPF, houve marcha pela Esplanada dos Ministérios. À tarde, deputados, senadores e lideranças sindicais lançaram a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público.

Sob o sol forte da capital federal, aproximadamente 10 mil pessoas se reuniram para, mais uma vez, dizer “Não à PEC241/2016, não ao PLP257/2016 e não às anunciadas reformas trabalhista e previdenciária”. Os manifestantes pararam em frente ao Congresso Nacional e ao Ministério da Fazenda. Jordan Alisson, diretor de Assuntos Jurídicos, Rita Girão, diretora de Ações Estratégicas, Sérgio Belsito, presidente regional no Rio do Janeiro, e Natalino Sakamuta, conselheiro regional em São Paulo, representaram o Sinal no evento.

Imagem1

Hoje, o Fórum dos SPF promove reunião ampliada para encaminhar novas frentes para a continuidade da mobilização.

A articulação parlamentar em defesa da categoria também demonstrou um avanço significativo nesta terça. O auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, recebeu o evento inaugural da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público. Mais de 280 deputados e senadores já aderiram à iniciativa, além de dezenas de entidades sindicais.

Para o senador Paulo Paim (PT/RS), o levante se dá em momento oportuno. “Atravessamos um período em que diariamente, os direitos dos trabalhadores são atacados. Conquistas que julgávamos consolidadas, são hoje contestadas, como se fossem privilégios”, afirmou. Paim também condenou a falácia em nome de uma suposta modernização das relações de trabalho. “Nossas garantias foram duramente asseguradas. Querem retroceder em nome da modernidade. Não aceitaremos”, observou.

O deputado Roberto de Lucena (PV/SP), exaltou a perseverança das representações sindicais e a disposição à luta. “Todos os governos impuseram medidas duras aos servidores e o cenário não está pior, devido à resistência das carreiras e de alguns parlamentares”, considerou.

Imagem2

Paulo Lino Gonçalves, diretor de Relações Externas e representante do Sinal à mesa de debates, reforçou a importância do apoio parlamentar aos pleitos da categoria. “Nos últimos trinta anos, não recordo de um momento sequer que estivemos tão necessitados do apoio de nossas casas parlamentares”, ponderou.

O diretor de Relações Externas do Sinal alertou que a defesa do serviço público é também a defesa de toda a sociedade. “Quando nos atacam, estão atacando a sociedade brasileira, que recebe o produto de nosso trabalho”, argumentou e finalizou: “sejamos multiplicadores desta semente que nos unifica em torno da luta”. Hoje, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), do Senado Federal, presidida por Paim, lança Frente Ampla Brasil, união das mais de vinte frentes mistas em defesa de direitos sociais.

Edições Anteriores
Matéria anteriorEm ofício ao Presidente do BC, Sinal requer urgente supressão das diferenças salariais entre as carreiras de Estado
Matéria seguinteInformativo diário com os candidatos a Delegado da 27a AND