Edição 183 – 28/10/2020

Sinal: 32 anos de uma trajetória de luta em defesa dos servidores do Banco Central


Há exatos 32 anos nascia o Sinal, refletindo ideais de representatividade que ecoavam na sociedade brasileira, decorrentes das profundas mudanças pelas quais passava o país, em pleno processo de redemocratização. Em 28 de outubro de 1988, sob a letra do ícone jurídico dos novos tempos, a saudada Constituição Cidadã, tomava forma a principal instância da luta organizada dos servidores do Banco Central do Brasil, consolidando uma estrutura que já vinha sendo edificada nas décadas anteriores.

Os mesmos valores de representatividade e democracia, concretizados pela Carta Magna, têm pautado a atuação do Sindicato ao longo de todos esses anos. Imprescindível salientar que, nas mais variadas conquistas, prontos a atender ao chamado e participar, oferecendo o respaldo necessário e abraçando o ideário da luta sindical, estão os filiados em todo o país, os verdadeiros, decisivos protagonistas nesta jornada.

O Sinal é ator presente na história da Autarquia. As batalhas travadas por melhores condições laborais, modernização de atribuições e prerrogativas e pelo contínuo reconhecimento do alto patamar estratégico das carreiras para o Estado, sempre tiveram como pano de fundo o fortalecimento do BC, no sentido de garantir um desempenho institucional na exata dimensão das necessidades do país.

A construção de uma instituição forte, inclusive, é uma bandeira perene do Sindicato e demanda, entre outros pontos, sanar uma pendência de mesma idade do Sinal: a regulamentação do art. 192 da Constituição Federal de 1988, que prevê um sistema financeiro cidadão, a serviço da coletividade.

Neste 28 de outubro, além da celebração pela vida de nossa entidade sindical, vanguarda no âmbito do serviço público, e de mais um dia do servidor público, é tempo também de reflexão e de inspiração para seguir na trajetória combativa que, desde o período pré-constituinte, tem norteado a caminhada da classe, e de preparação para os desafios, alguns novos, outros insanamente repetidos, que não param de se apresentar.

Diante de uma das conjunturas mais adversas das últimas décadas, que coloca sob risco iminente o que conhecemos como Administração Pública, concebida e desenvolvida pelo trabalho diuturno de gerações de servidores, classe que nos acolhe e nos dá orgulho de fazer parte, requer-se ainda mais disposição ao enfrentamento.

Entretanto, vamos festejar, sim, este dia, prestando a devida homenagem e agradecimento aos filiados, aos servidores do Banco Central, ativos e aposentados – cujo dia específico foi recém-comemorado, na última sexta-feira, 23 – por edificarem, mais do que um órgão de qualidade indiscutível, um Brasil melhor para a coletividade. Somos todos parte fundamental da história do nosso país.

Parabéns!

Juntos, somos mais fortes!

Edições Anteriores
Matéria anteriorSinal requer que não haja qualquer penalização aos servidores que não puderem trabalhar no dia de hoje e administração do BC se posiciona
Matéria seguinteDIA DO SERVIDOR PÚBLICO, SQN!