Edição 211 – 3/12/2019

Sinal consegue primeira vitória na Justiça contra reforma previdenciária


O Sinal conseguiu a primeira vitória de uma entidade sindical no Judiciário contra a Emenda Constitucional (EC) 103 – reforma da Previdência. A 9ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal concedeu nesta segunda-feira, 2 de dezembro, decisão liminar favorável à ação do Sindicato que questiona a possibilidade de contribuições previdenciárias extraordinárias de ativos, aposentados e pensionistas, bem como a diminuição da margem de isenção sobre as aposentadorias e pensões.

A ação foi impetrada pelo escritório Advocacia Riedel e coordenada pela advogada Thaís Riedel, assessora do Sinal e especialista em direito previdenciário, contando com apoio técnico de Luiz Roberto Pires Domingues Júnior, também assessor da Diretoria de Assuntos Previdenciários do Sindicato.

Com a decisão, a União fica impedida de implementar cobranças extraordinárias sobre ativos, aposentados e pensionistas do Banco Central do Brasil, bem como de diminuir a faixa de isenção da cobrança sobre os proventos de aposentadoria e pensão, “enquanto não realizada avaliação atuarial por órgão/unidade gestora do Regime Próprio de Servidores Civis da União”, conforme observa trecho da liminar. Ocorre que tal entidade gestora, embora obrigação constitucional, ainda não foi constituída pela União e, portanto, não há cálculos que respaldem o déficit atuarial, cuja comprovação é necessária.

Vale lembrar que aposentados e pensionistas contribuem apenas sobre a parcela que excede o teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), hoje R$5.839,45. A reforma recém-promulgada, no entanto, prescreve, em caso de déficit, num primeiro passo, a cobrança sobre os valores que superem o salário mínimo, atualmente em R$998,00, e, no momento seguinte, a instituição de contribuição extraordinária, inclusive para os servidores ativos.

O Sinal seguirá acompanhando os desdobramentos do processo, trabalhando para que esta decisão, em caráter liminar, se torne definitiva.

Atendimento especializado

A Dra. Thaís Riedel, especialista em direito trabalhista e previdenciário, realiza plantões para esclarecimento de dúvidas sobre aposentadorias, pensões e seu planejamento, às quintas-feiras, das 10h às 12h, na sede nacional do Sindicato, em Brasília.

O atendimento, presencial ou por telefone, deve ser agendado pelos contatos (61) 3322-8208 ou juridiconac@sinal.org.br.

O serviço é exclusivo para filiados.

Edições Anteriores
Matéria anteriorCongresso: MP 893 pode ser votada nesta semana; Frente do Serviço Público avalia pacote econômico do governo
Matéria seguinteImprensa repercute vitória na Justiça, consultor do Sinal avalia resultados positivos