Edição 65 – 28/5/2014
Sinal e concursados do Procap pedem nomeação de todos os aprovados no concurso do Banco Central
Integrantes da Comissão dos Aprovados no concurso do BCB e dirigentes do Sinal seguem lutando em busca da incorporação imediata de todos os aprovados no Programa de Capacitação (Procap). Os esforços do grupo têm sido intensos, no contato com parlamentares e com a mídia, visando alertar a sociedade da importância das atividades do Banco Central e o verdadeiro risco de “apagão de mão de obra” que a instituição está passando.
Com 1.040 aprovados no concurso 2013-2014, o Banco Central poderia ter nomeado imediatamente 500 servidores (100 técnicos e 400 analistas). O excedente dependeria da nomeação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e da Presidência da República. A gestão Dilma Rousseff/Miriam Belchior, no entanto, desprezando a situação de falta de pessoal, em especial nas regionais, como Belém, autorizou apenas a nomeação de 250 concursados.
No Valor Econômico de ontem, 26 a matéria: “BC sofre com ajuste e não consegue recompor quadro“, os jornalistas Eduardo Campos e Ribamar Oliveira fazem um interessante paralelo entre os cortes orçamentários ocorridos no segundo semestre de 2013 e a dificuldade de nomeação de todos os concursados aprovados no concurso.