Edição 82 - 11/5/2023

SINAL e Unacon dão início a ciclo de debates sobre valorização das carreiras


O SINAL e o Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon Sindical) promoveram na tarde desta quarta-feira, 10 de maio, o primeiro evento do Ciclo de Debates sobre valorização das carreiras. A atividade reuniu mais de uma centena de servidores do Banco Central do Brasil, da Secretaria do Tesouro Nacional e da Controladoria-Geral da União em Brasília.

Abrindo os trabalhos, os presidente do SINAL, Fábio Faiad, e do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira, saudaram a união das categorias em torno de uma pauta tão relevante. Ainda, falaram do histórico das tratativas em cada casa e dos mais recentes movimentos reivindicatórios nas respectivas carreiras. Cerqueira elogiou o empenho dos servidores do BC, que promoveram, no último ano, uma greve histórica. Na sequência, foram apresentadas propostas em desenvolvimento pelas carreiras acerca de demandas como reestruturação de carreira e retribuição por produtividade.

Também presentes no evento as assessorias jurídica e parlamentar contribuíram com análises acerca da viabilidade das propostas, bem como das perspectivas para o enfrentamento do tema no âmbito do Congresso Nacional.

Por fim, os presentes indicaram a continuidade e ampliação dos diálogos, de modo a incluir servidores de todas as praças. O objetivo é construir estratégias de atuação conjunta em prol de uma agenda de valorização, especialmente diante das assimetrias frente a carreiras congêneres do setor público.

Mais informações sobre o tema nas próximas edições do Apito Brasil.

Edições Anteriores
Matéria anteriorABACE e ASBAC promovem Baile das Mães
Matéria seguinteSINAL/DF marca presença em ciclo de debates sobre valorização das carreiras