Edição 28.10.2020

Um Dia do Servidor Público para lembrar

Caros colegas e pensionistas do BC:

Todos anos, comemoramos o Dia do Servidor Público de forma presencial, quando homenageamos todos aqueles que vem dando ou que já deram sua contribuição para que esta casa em que passamos boa parte de nossas vidas seja considerada como um dos órgãos de excelência do serviço público federal.

Bem sabemos da capacidade e valor de nossos colegas, e por isso, em nada nos surpreende a recente declaração de nosso presidente, Roberto Campos Neto, ao receber a nota máxima no ranking da revista especializada “Global Finance”, referente aos melhores dirigentes de bancos centrais do mundo:  “Eu gostaria de dizer que essa nota A é para os servidores do Banco Central, que realizam entregas de muito valor à sociedade brasileira. Tenho aprendido muito com todos e fico cada vez mais impressionado com o padrão de excelência do BC”.

O ato de “comemorar” traz à “memória comum” nossas histórias, esforços, alegrias, e mesmo as dificuldades e frustrações.

Este Dia do Servidor Público de 2020 certamente ficará marcado em nossas memórias por não termos podido nos encontrar em torno de uma mesa com doces e bebidas, por não termos podido nos abraçar, rir, conversar, contar histórias, homenagear os que passaram à aposentadoria durante o período de outubro de 2019 a setembro de 2020.

Infelizmente, esse dia do servidor público do ano de 2020 poderá não ficar marcado apenas por essa nota triste. Paira sobre nós também a sombra de uma ameaça muito preocupante, a assim chamada “proposta de reforma administrativa”, a PEC 32/2020, que melhor deve ser adjetivada com o termo “desmonte”, e que poderá implicar em profundos impactos nas vidas dos servidores, além de trazer muitos retrocessos para a sociedade.

Cumpre constatar que as circunstâncias econômicas e políticas reinantes em nosso país não nos favorecem.

Nessas horas, lembremos da mais importante das lições aprendidas por gerações de trabalhadores: toda nossa força está em nossa união, toda nossa força está em nossa solidariedade. Lutemos também, lutemos juntos. Lutemos pelo que nos foi legado, lutemos por nós e por quem depende de nós, lutemos por quem está aposentado, por quem é pensionista. Que nunca esqueçamos, e que iluminemos com nosso exemplo a luta dos que virão amanhã!

Resolução e bravura sozinhas, todavia, não bastam. Precisamos compreender a natureza do que está ocorrendo, precisamos ter conhecimento, pois é ele que protegerá e fortalecerá nosso espírito e nossa vontade.

Com essa finalidade, de buscarmos debate e conhecimento, o Sinal apresentará, às 17 horas de hoje, o webinário intitulado “Reforma Administrativa\Autonomia do BCB”, que contará com palestrantes que são profundos conhecedores do tema. Não deixe de assistir, e ajude-nos na divulgação!

E que nunca deixemos de lembrar e de comemorar, neste dia marcante, em que nosso sindicato completa 32 Anos!

Feliz Dia do Servidor Público! Parabéns a todos!

Porto Alegre – RS, 28 de outubro de 2020.

CONSELHO REGIONAL

Diretoria Executiva Regional

Edições Anteriores
Matéria anteriorHoje não teremos festa
Matéria seguinteDia do servidor público: confira as atividades em curso e agendadas para esta quarta-feira, 28