Edição 51 – 20/03/2018

“Um novo concurso é primordial”; em entrevista, Daro Piffer alerta para defasagem de quadros no BCB


A edição impressa semanal do jornal Folha Dirigida, publicada hoje, 20 de março, evidencia a necessidade da recomposição de quadros no Banco Central do Brasil. Matéria divulgada pelo veículo destaca o trabalho desenvolvido pelo Sinal na luta pela adequação do efetivo às missões institucionais do órgão.

Em entrevista à reportagem, o diretor de Estudos Técnicos do Sindicato, Daro Piffer, alertou para a crescente defasagem do quadro funcional a que se sujeita o BCB, devido à escassez de novos ingressos, especialmente em suprimento às aposentadorias. “Estamos em uma situação crítica, com o menor número de servidores nos últimos 20 anos. O quadro vem diminuindo mensalmente. Do concurso de 1998, por exemplo, a maioria dos que ingressaram naquele ano está prestes a deixar o Banco Central”, afirmou Daro.

Os números relativos ao esvaziamento do efetivo também foram alvo de críticas por parte do diretor. Ele apontou que a Autarquia apresenta patamares aproximadamente 30% inferiores à dotação legal de cargos. “Um novo concurso é primordial”, concluiu.

Em pauta, ainda, solicitação feita pelo BCB ao Ministério do Planejamento, ainda em 2017, para contratação de 990 servidores nas carreiras de Especialista e Procurador. Leia aqui a íntegra da publicação.

Edições Anteriores
Matéria anteriorFins e Meios – O caso do Mecir em Porto Alegre e as funções do BC – Não é bem assim, Sr. Diretor
Matéria seguintePASBC: a inércia nas ações institucionais e a falta de transparência nas informações continuam