Edição 51 - 15/7/2013

Vamos pagar penitência na visita do Papa?

Vamos pagar penitência na visita do Papa?

 No final deste mês o Brasil recebe a visita do Papa Francisco, com o evento Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho.  São peregrinos do mundo inteiro que acorrerão à cidade, num volume estimado de dois milhões.  Transportes e serviços estarão prejudicados nesse período e feriados foram decretados há mais de um mês pela Prefeitura da cidade.

Segundo o DEPES, depende de orientação do Ministério do Planejamento que, por sua vez, informa que caberá a cada órgão local a definição, enquanto o tempo passa e nenhuma definição ocorre.  Outros órgãos federais já decidiram seguir o feriado, pela carência de transporte, segurança e mesmo  falta de locais para alimentação que se projeta para esses dias no centro. 
O Sinal oficiou no dia 12, sexta-feira, à Diretoria de Administração, requerendo que se dê atenção ao fato e a devida consideração aos funcionários lotados na ADRJA.  Temos fé de que o bom-senso irá prevalecer.

 

 Juntos somos fortes!

 Reproduzimos abaixo carta enviada a Diretoria de Administração

 

Ao
Banco Central do Brasil
Diretoria de Administração
A/C Sr. Altamir Lopes

Ref. Funcionamento do BC-RJ durante a Jornada Mundial da Juventude.

Prezado Diretor,

Como já amplamente divulgado pela imprensa nacional, a Sua Santidade o Papa Francisco, realizará viagem ao Brasil como chefe de Estado e líder religioso. A Jornada Mundial da Juventude – da qual Sua Santidade irá participar – assim como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo constam do calendário de eventos importantes do Brasil, incentivados e apoiados pelo Governo Federal.

Em virtude da série de encontros religiosos que se realizarão no país, mas em especial no Rio de Janeiro, o prefeito da cidade, S. Ex.ª Prefeito Eduardo Paes, aprovou a Lei Nº 5.591 de 11 de junho de 2013, que declara feriados os dias 23 de julho, a partir das dezesseis horas; 25 e 26 de julho; e 29 de julho de 2013, até o meio-dia. De se registrar que as atividades do setor bancário também são elencadas na regulamentação da Lei acima.

Essa decisão do Prefeito teve por objetivo viabilizar a circulação de aproximadamente dois milhões de visitantes que comparecerão à Jornada Mundial da Juventude, evento âncora que contará com a presença do sumo pontífice, como o auge das comemorações.

De fato, haverá restrição à circulação da frota de coletivos e até mesmo do metrô, que exigirá a compra antecipada de bilhetes em horários predeterminados, especificamente para os dias 25 e 26 de julho. Referido sistema de transporte deverá priorizar o atendimento à demanda dos visitantes e peregrinos que já estão na cidade para a participação das comemorações.

Lembramos que, adicionalmente à dificuldade de acesso ao ambiente de trabalho, já previsto pela autoridade municipal, em outras ocasiões em que ocorreram feriados municipais na cidade do Rio de Janeiro, o bairro do Centro encontrar-se-á completamente esvaziado, com reduzida frota de coletivos operando, além da total ausência de comércio e, principalmente de restaurantes.

Foi o que ocorreu no último feriado comemorativo de Zumbi dos Palmares, ocasião em o Banco Central no Rio de Janeiro foi uma das poucas entidades federais em que se verificou o funcionamento, trazendo transtornos aos seus servidores, terceirizados e estagiários, como a dificuldade de até mesmo encontrarem restaurantes abertos e com estoque de refeições. Nesses outros feriados, como o Dia da Consciência Negra, a comunidade Baceniana ainda pode contar com o Sistema de metrô e não houve limitação no transporte coletivo, como o que se avizinha neste mês de julho. Conclui-se, assim, que a dificuldade será ainda maior.

Ademais, cabe registrar que todo o contingente de policiais e da guarda municipal estará deslocado para os eventos fora do centro do Rio e da segurança da Sra. Presidenta e dos Ministros de Estado que estarão presentes às comemorações, o que nos traz mais uma preocupação – a da nossa segurança.

O Sinal/RJ já tomou conhecimento de que ao menos outra autarquia federal com representação no Rio de Janeiro já teria acatado o período de feriado posto pela prefeitura da cidade. Soube, também, informalmente que as autoridades do Ministério do Planejamento teriam deixado a critério dos entes do Governo Federal lotados no Rio de Janeiro a decisão a respeito do comparecimento ou não do seu quadro funcional durante esse período.

Em se considerando a situação extraordinária pela qual passarão os servidores e terceirizados do BC do Rio de Janeiro durante esse período, o Sinal/RJ solicita ao Ilmo Sr. Diretor de Administração que acompanhe a decisão de outros órgãos da esfera federal, seguindo a orientação da Prefeitura do Rio de Janeiro, quanto ao horário de funcionamento do BC no Rio de Janeiro.

Aguardamos uma resposta positiva com alguma brevidade, para que o quadro funcional possa promover mudanças e adaptações em suas rotinas.

Atenciosamente,
Sergio da Luz Belsito
Presidente Regional 
SINAL/RJ

 

 

Edições Anteriores
Matéria anteriorManifestação dos servidores do Rio no Dia Nacional de Lutas
Matéria seguinteCronologia recente das ações relativas aos 28,86%