Edição 19 – 27/2/2014

Reunião Sinal / Administração do BCB – 4


Retomando o relato contido nos Apitos  1416 e 17, sobre a reunião do dia 18/2, com a administração do Banco, tratamos, hoje, da questão da Reconstrução do Mecir

A administração afirmou que o ambiente de trabalho evoluiu favoravelmente, que está em curso um novo projeto de modernização da distribuição de numerário e de automação da casa-forte e que um Grupo de Trabalho vai se dedicar à implementação das melhorias programadas.

O Sinal reconhece os avanços, mas entende que somente a automação da casa-forte do Mecir não será suficiente para a melhora das condições de trabalho dos servidores lotados naquele Departamento – como se sabe, suas tarefas não se resumem ao acionamento de um comando no computador.

Mais importante do que projetos de automação, que são bem-vindos, são as danosas consequências dos cortes orçamentários impostos ao Mecir: serão suspensas a produção, distribuição e destruição de cédulas e moedas, situação que afetará diretamente a população, que, em pouco tempo, não terá numerário em condições adequadas ao manuseio.

Apoiamos a formação de Grupo de Trabalho por parte do Banco e consideramos que ainda há muito que se fazer para alcançar condições minimamente razoáveis de serviço, começando pela revisão do corte das 6h, ressuprimento da força de trabalho e reversão das condições de penosidade remanescentes (Apito Brasil QVT, edições 21, 22 e 24). O caminho passa por um processo aberto e transparente, desde sua concepção à mais ampla participação da comunidade BCB.

Também criamos um Grupo de Trabalho, integrado hoje por sete colegas, sendo quatro deles lotados no Mecir e três dirigentes do Sindicato, detentores de conhecimento na área de Qualidade de Vida no Trabalho. O grupo contará com o ingresso de mais um colega, também lotado no Mecir a ser escolhido pelos próprios companheiros daquele departamento, com a finalidade de debater as atividades de processamento automatizado, fragmentação e conferência manual de numerário.

Para que o GT do Sinal possa contar com a participação de todos e melhor embasar nossas ações, disponibilizamos o endereço eletrônico mecir@sinal.org.br para sugestões, críticas, relatos de experiências etc. acerca do assunto.

Uma vez mais, nosso destino se encontra exclusivamente em nossas mãos!

Somente juntos somos fortes!

Edições Anteriores
Matéria anteriorSinal esteve presente durante toda a segunda etapa do concurso do Banco Central – Procap
Matéria seguinteCobrança do FGTS 1991 a 1996