Edição 8 – 20/1/2022

Rumo aos 100%! Hora de reforçar as listas de entrega de comissões e de não-assunção


Rumo aos 100%! Você, servidor do Banco Central, já assinou as listas de entrega de comissões/substituições eventuais (veja aqui) e de não-assunção (veja aqui)? O crescimento da adesão é peça fundamental para a continuidade da nossa mobilização em defesa da reestruturação da carreira.

Caso não o tenha feito ainda, endosse as listas e ajude a aumentarmos a pressão para que a Diretoria do BC se mova em prol da reivindicação dos servidores. A categoria ainda aguarda uma proposta por parte do presidente da Autarquia, Roberto Campos Neto, até o fim de janeiro. Portanto, até lá é importante reforçar o apoio às listas.

Em face das dúvidas sobre a mobilização, o Sinal, o SinTBacen e a ANBCB prepararam uma relação de respostas às perguntas mais frequentes.

Confira abaixo:

1) Afinal, qual o objetivo do movimento?

Obter a reestruturação da carreira de Especialista do Banco Central, parada desde 2017, para eliminar as assimetrias em valores que já superam mais de 40% em relação a outras carreiras de Estado. A minuta de um projeto de lei atendendo esses fins está com a Diretoria Colegiada.

2) As listas e os nomes dos subscritores serão publicados?

Não, as listas serão mantidas em sigilo e somente publicados seus quantitativos e o avanço da mobilização.

3) O que é a lista de não-assunção e por que fazer uso dela?

A lista de não-assunção é feita para todos os colegas. Ela dá a sinalização que não haverá assunção em caso de entrega das funções nos níveis superiores da Administração.

4) O que é o Termo de Compromisso de entrega de FCBC e substituição eventual?

Nesta lista o colega comissionado ou alterno se inscreve e passa a constar de relação sigilosa de membros da carreira de Especialista do Banco Central de Brasil dispostos a, em momento único e conjunto, submeter de forma maciça a entrega dos cargos de chefia e subsequentes substituições.

5) Serei descomissionado automaticamente? Qual é o tratamento dado à assinatura do meu termo de compromisso?

Não, você não será descomissionado ou perderá sua condição de alterno automaticamente. De imediato, nada é enviado ao gestor de sua unidade ou ao Depes. Você apenas constará numa lista sigilosa de colegas que estão dispostos a fazer a entrega em ato conjunto.

6) Quando será submetido o meu requerimento de entrega ao gestor?

As entidades representativas monitorarão o momento político para o protocolo das entregas. A decisão se dará em deliberação durante ato unificado com ampla divulgação. A entrega efetiva continua sendo um ato pessoal, privativo e intransferível.

7) O que é necessário para subscrever as listas?

Apenas um e-mail válido @bcb.gov.br, para que se realize um fluxo de validação do usuário. A validação do endereço de e-mail é parte essencial do processo. Outras verificações são realizadas pelos organizadores das listas.

8) Sou aposentado, como posso colaborar?

Você pode reforçar a luta enviando mensagens, via e-mail, para o endereço presidencia@bcb.gov.br, exigindo do presidente Roberto Campos Neto uma atuação incisiva em defesa do pleito dos servidores.

Edições Anteriores
Matéria anteriorManifestação em defesa da reestruturação dos cargos do Banco Central
Matéria seguinteReestruturação: CN aprova indicativo de paralisação parcial