Edição 67 – 16/04/2018

Agenda Sindical: semana tem reuniões da Direx e do CN, possível votação da autonomia do BC no Congresso e Conferência das Carreiras de Estado


A agenda desta semana reserva importantes diálogos no âmbito de representação dos servidores do Banco Central do Brasil, possíveis definições quanto à autonomia do órgão no Parlamento, além da participação do Sinal em instâncias de debate da categoria. A capital federal sediará a série de eventos.

Direx e Conselho Nacional

Nesta terça-feira, 17, a Diretoria Executiva Nacional (Direx) do Sindicato se reúne para definir, além de questões administrativas, uma série de estratégias para a interlocução em diferentes níveis, com vistas à resolução de demandas dos servidores do BC.

Na quinta-feira, 19, o encontro é do Conselho Nacional (CN) do Sinal, que apontará diretrizes para a continuidade da articulação em defesa dos pleitos internos. Em destaque na pauta, as discussões em curso a respeito da modernização da carreira de Especialista, bem como a autonomia institucional da Autarquia. No cronograma de trabalhos, ainda, o PASBC e os preparativos para a 28ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND) de filiados ao Sinal, que ocorre no segundo semestre.

Legislativo

Atenções voltadas ao Congresso Nacional. O Plenário da Câmara dos Deputados pode votar nos próximos dias proposta que confere maior autonomia ao BC. Segundo aponta a imprensa, após indefinições, a equipe econômica do Executivo e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chegaram a um consenso quanto ao conteúdo da matéria que será apreciada.

Em destaque, a fixação de mandatos de quatro anos para a Diretoria Colegiada da Autoridade Monetária, intercalados com a Presidência da República e a manutenção da Autarquia com a única missão de assegurar a estabilidade monetária e financeira.

Carreiras de Estado

Na noite de terça e durante toda a quarta-feira, 18, ocorre a Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, promovida pelo Fonacate. Representantes da Direx e do CN do Sinal acompanharão o evento. O presidente, Jordan Pereira, coordenará um dos painéis da atividade, que se debruçará sobre os rumos da Seguridade Social no país.

Sob o tema “As Carreiras Típicas de Estado e o Futuro da Democracia no Brasil”, o quinto evento da série terá a participação de especialistas das áreas política, jurídica e em gestão no serviço público.

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), a Federação Nacional dos Servidores dos Órgãos Públicos Federais de Fiscalização, Investigação, Regulação e Controle (Fenafirc) e o Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas (Mosap), entidades das quais o Sinal faz parte, também têm encontros marcados para esta semana.

Acompanhe as novidades aqui pelo Apito Brasil. 

Edições Anteriores
Matéria anteriorCarreira em Discussão – AGR 16.4.2018
Matéria seguinteO projeto de autonomia da diretoria do BC: E nós?