Edição 23 – 9/2/2021

Autonomia do BC: PLP 19/2019 deve ser votado hoje; Sinal sugere emenda


Ao que tudo indica, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 19/2019 deve ser deliberado hoje, 9 de fevereiro, pelo Plenário da Câmara dos Deputados. De acordo com o relator da matéria, deputado Silvio Costa Filho (Republicanos/PE), o encontro com representantes do governo, entre eles o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta segunda-feira, 8, serviu para “validar” seu parecer.

O texto que será apreciado pelos deputados é o mesmo que foi aprovado pelo Senado Federal em novembro de 2020, trazendo disposições sobre os mandatos do presidente e diretores e competências do BC. O projeto, que é visto por muitos como o “primeiro passo” para uma autonomia completa no futuro, todavia, desconsidera o principal aspecto de um órgão realmente autônomo: a garantia de um efetivo imune a ingerências externas de qualquer natureza. E o suprimento desta lacuna vem sendo o norte da atuação do Sinal no Parlamento desde 2019.

Alô, Parlamentar!

Com o objetivo de inscrever no PLP 19/2019 as salvaguardas necessárias para a blindagem do efetivo da Autarquia, o Sinal encaminhou, até o momento, por meio do deputado Professor Israel Batista (PV/DF) proposta de emenda à matéria:

“Art. xx O Banco Central do Brasil contará com quadro de servidores próprio, constituído por carreiras exclusivas à Autarquia, para exercício de atividades exclusivas de Estado, com ingresso somente mediante concurso público específico, vedado o instituto da redistribuição aos servidores do Banco Central do Brasil e para o Banco Central do Brasil.

Parágrafo único. A Diretoria Colegiada fixará os critérios para o provimento das Funções Comissionadas do Banco Central – FCBC, de exercício privativo dos membros das carreiras do Banco Central do Brasil”.

Porém, o recolhimento das 103 assinaturas necessárias para que a sugestão seja apresentada ao Plenário dos deputados – que já consiste num grande desafio em tempos de “normalidade” – ganha uma dificuldade adicional, devido às restrições no acesso aos congressistas, em face da pandemia.

Neste momento, portanto, todo apoio será necessário e você também pode se engajar nesta luta, solicitando via email, através de nosso Alô, Parlamentar, o apoio das lideranças da Casa à emenda. Clique aqui para acessar. Para aqueles que possuem o Microsoft Outlook, basta clicar no ícone correspondente, que a mensagem, o assunto e o campo com os destinatários serão preenchidos automaticamente. Aí, é só enviar. Aqueles que não possuem o Outlook podem copiar, tanto os endereços dos parlamentares quanto a mensagem padrão, e adicioná-los diretamente em seu provedor de email.

Participe!

Juntos, somos mais fortes em defesa de um BC realmente autônomo.

Edições Anteriores
Matéria anteriorASSEMBLEIA GERAL REGIONAL ORDINÁRIA
Matéria seguinteSinal avaliará Decreto que unifica aposentadorias e pensões de servidores federais