Edição 72 – 5/5/2021
Carta de Apresentação aos Servidores do Bacen
Prezados servidores e prezadas servidoras, queremos agradecer por todos os apoios que recebemos antes e depois das eleições. Será uma jornada árdua, mas todos nós, integrantes da nova Diretoria Nacional do Sinal, estamos bastante animados para enfrentar os desafios. Sabemos que os problemas existem e que são muitos, mas teremos boa vontade para ajudar a superá-los.
Premissa básica: Unidade
Primeiramente, cumpre-nos destacar que a nossa atuação nos próximos dois anos terá sempre a unidade como referência. Queremos um Sinal para todos: servidores ativos, aposentados e pensionistas, novos e veteranos, Técnicos e Analistas, comissionados e não comissionados, etc. Além disso, o Sinal manterá diálogo respeitoso e de alto nível com o SintBacen, com o Sindsep e com todas as Associações existentes no BC.
Tal unidade é defendida por nós pelo mais justo motivo: os nossos inimigos não estão dentro do Bacen, mas sim fora. Nossos inimigos são os projetos de Lei e as emendas à Constituição que querem retirar direitos dos servidores públicos, são as lacunas da Lei da Autonomia do Banco Central (as quais fazem com que tenhamos uma Autonomia apenas parcial), são as ausências de uma proposta de reajuste salarial e de uma proposta de um novo Plano de Cargos e Salários para o Bacen, entre outros. Se queremos lutar contra esses grandes inimigos, temos que estar realmente unidos.
Medidas de Curtíssimo Prazo (Imediatas)
Ao assumirmos, já tomamos medidas imediatas e, neste mês, ainda tomaremos outras. Extinguimos uma Diretoria Nacional, criamos um GT de redução de gastos, vamos reavaliar o papel de cada Diretoria e estamos nos reunindo com todos os funcionários e alguns dirigentes do mandato anterior para efetivarmos uma transição tranquila e eficiente de comando no Sindicato.
Medidas de Curto Prazo
Para os próximos meses, tomaremos diversas medidas, as quais divulgaremos com mais detalhes nos próximos dias. A maioria absoluta delas pode ser agregada em três grandes eixos:
- Novas Formas de Mobilização – Propusemos ao Conselho Nacional do Sinal algumas ideias, e, daqui a alguns dias, pretendemos iniciar um novo tipo de Campanha Salarial;
- Novas Formas de Participação dos Filiados – Haverá mudanças significativas na forma de fazermos as Assembleias Gerais Nacionais (AGNs), além de outras novidades; e
- Novas Formas de Comunicação – Reformularemos o Apito Brasil e outros informativos, pretendemos transformar o Sinal Plural Expresso (jornal dos aposentados) de projeto-piloto em informativo permanente e temos a intenção de criar um novo informativo digital para os servidores ativos, sem prejuízo de outras novidades.
Medidas de Médio e Longo Prazos
Para as medidas de curtíssimo e curto prazos, estamos atuando de forma mais acelerada, a fim de não permitir que o bom andamento das atividades do nosso Sindicato seja prejudicado. No caso das medidas de médio e longo prazos, contudo, teremos mais tempo de discuti-las com a categoria. Logo, pretendemos criar um fórum virtual para debater com todos os interessados as propostas trazidas por esta nova gestão e as ideias que os servidores possam trazer. Nas próximas semanas, divulgaremos mais detalhes a respeito.
Muito obrigado pela atenção! Um grande abraço,
Fábio Faiad – Presidente Nacional do Sinal
Valdir Frazão – Diretor Financeiro
Maria Regina – Diretora Secretária
José Nardy – Diretor de Assuntos Previdenciários
Edson Domingues – Diretor de Assuntos Jurídicos
Mardônio Sarmento – Diretor de Comunicação
Vicente Fialkoski – Diretor de Estudos Técnicos
Francisco Tancredi – Diretor de Relações Externas