Edição 83 – 10/6/2016

Em cerimônia no Congresso Nacional, Sindicato lança “Um Sinal na História”


Em solenidade nesta quarta-feira, 8 de junho, o Sindicato lançou oficialmente o livro “Um Sinal na História”, obra que narra a trajetória de luta dos movimentos organizados de servidores do Banco Central nos anos anteriores à fundação do Sinal. A cerimônia, que ocorreu no Salão Nobre do Congresso Nacional, contou com a presença de filiados, deputados e representantes de entidades parceiras.

CAPA

Na abertura do encontro, o presidente nacional do Sinal, Daro Piffer, exaltou o empenho e dedicação do grupo que reuniu todo o arquivo necessário para que fosse consolidado num documento imprescindível para aqueles que pretendem conhecer os alicerces históricos da fundação do Sindicato.

Em homenagem pela relevância histórica na entidade, Daro entregou os cinco primeiros exemplares da obra aos atores daquelas lutas: João Marcus Monteiro, idealizador do projeto e conselheiro regional no Rio de Janeiro, Paulo Eduardo de Freitas, primeiro presidente do Sinal, Paulo Lino, diretor de Relações Externas, Sandra Leal, assessora do Sinal Nacional, e Laerte Porto, conselheiro regional no Rio de Janeiro.

O resultado do trabalho de curadoria surpreendeu até mesmo quem esteve envolvido na execução da iniciativa. Segundo João Marcus, as expectativas foram em muito superadas. “Eu nem acreditava, no início das atividades, que encontraríamos tanto material físico. Na sequência, acrescentando depoimentos de protagonistas desta história, conseguimos um registro quase que científico”, afirmou. Ainda segundo o idealizador, a publicação situa, na memória sindical, a história de união dos servidores em torno de um objetivo. “Todas as conquistas foram alcançadas apenas mediante o esforço coletivo e sempre será assim”, concluiu.

Para Paulo Eduardo, registrar em livro a história do Sinal é promover uma compreensão melhor do presente. “Muito do que falamos, muito do que fazemos e muitas práticas que temos hoje, são um processo da história”, observou. O primeiro presidente do Sindicato ressaltou também a importância da obra para os rumos da categoria. “Compreender todo este processo, nos dá oportunidade de dizer como deve ser nosso futuro. Construímos melhor o futuro, sabendo melhor do nosso passado”, encerrou.

A íntegra de “Um Sinal na História” já está disponível, em formato digital. Para ler online ou baixar, clique aqui.

Confira fotos do evento.

Edições Anteriores
Matéria anteriorDirex se reúne com servidores do BC em Brasília
Matéria seguinteQuem deve ser o Diretor de Administração do Banco Central?