Edição 77 – 5/5/2022

Em protesto no BC, servidores reivindicam Reestruturação de Carreira e reajuste


Centenas de servidores do Banco Central do Brasil compareceram à sede da Autarquia em Brasília para um ato de protesto, em defesa da Reestruturação de Carreira com reajuste salarial, no fim da tarde desta quarta-feira, 4 de maio. A atividade, que ocorreu na data de encerramento de mais uma reunião do Copom, teve transmissão virtual ao vivo e boa audiência do corpo funcional espalhado pelas demais praças.

A manifestação contou também com a participação, presencial e virtual, de parlamentares. Em seu discurso, o deputado Professor Israel Batista (PSB/DF), falou sobre o histórico de mobilização da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil), da qual é coordenador, e da importância da parceria com o SINAL em pautas de interesse da classe, como a reforma administrativa.

Ainda, fez críticas à falta de isonomia na política salarial do governo e os impactos disso decorrentes para a Administração. “Uma política salarial casuística desequilibra o setor público”, afirmou, ao destacar que as assimetrias produzem o esvaziamento de órgãos importantes devido à procura por instituições com melhores salários e condições de trabalho. Confira aqui o discurso na íntegra.

Em depoimento gravado (assista aqui), o deputado AJ Albuquerque (PP/CE) se colocou à disposição para atuar junto à liderança do partido, à Presidência da Câmara e ao governo, por meio da Casa Civil, no sentido de reforçar os pleitos da categoria. “Eu estou aqui para ajudar no que for preciso nesta pauta tão importante para todos os funcionários do Banco Central”, garantiu.

O presidente do Sindicato, Fábio Faiad, explicou que o trabalho no Parlamento é realizado de maneira “apartidária e estratégica”, levando-se em conta as peculiaridades de cada matéria. “O que se busca no Legislativo é ampliar os canais de diálogo, sempre visando os melhores resultados diante das nossas demandas”, pontuou.

O ato contou também com a presença de representantes de entidades parceiras, a convite do SINAL. O presidente do Fonacate, Rudinei Marques, e o presidente do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira, parabenizaram os servidores do BC pela luta em curso que, segundo eles, tem sido referência para outras carreiras públicas. O presidente do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) do Unacon, Filipe Leão, também esteve presente.

O Sindicato agradece a todos que se dispuseram a engrossar a atividade desta quarta-feira e conclama a continuidade da luta.

Greve

A categoria segue em greve, e, na tarde de hoje, às 14h, haverá nova Assembleia Geral Nacional (AGN) não deliberativa, para discussão e esclarecimento de dúvidas sobre o movimento reivindicatório. Confira link para acesso:

https://us02web.zoom.us/j/87007536693?pwd=N3J0YnE1UWZRWHJUTmVHSWxydnYwZz09

(ID da reunião: 870 0753 6693 – Senha: 457354)

Servidor ativo (filiado ou não), já assinou a lista de presença na greve? A assinatura só é necessária uma vez, confirmando a entrada no movimento grevista. Caso já o tenha feito, não será mais preciso assinar neste momento. Se desejar sair da greve, o servidor deverá acessar a página novamente e selecionar a opção.

Caso você não tenha assinado ainda, clique aqui, e se houver esquecido de fazê-lo anteriormente, entre em contato conosco pelo e-mail mudarosinal@sinal.org.br para solicitar a correção. Para assinar, é preciso fornecer login e senha. Aqueles que não são filiados ou não lembram a senha, devem cadastrar uma chave de acesso. Veja aqui como proceder.

Edições Anteriores
Matéria anteriorÉ CHEGADA A HORA DE DEFINIRMOS O QUE QUEREMOS E EXIGIR RESPOSTAS SOBRE O NOSSO FUTURO!
Matéria seguinteEm ato de protesto no BC, servidores reivindicam Reestruturação de Carreira e reajuste