Edição 32 – 20/2/2020

Fonacate apresenta pleitos das carreiras de Estado ao senador Major Olímpio


Em ofício entregue ao senador Major Olímpio (PSL/SP) nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) apresenta uma série de reivindicações, com vistas à retomada dos diálogos entre servidores e governo. A correspondência é um encaminhamento do encontro presencial do último dia 12 de fevereiro, promovido a pedido do próprio parlamentar, após ofensas do ministro da Economia, Paulo Guedes, ao funcionalismo.

No documento, o Fonacate exige, entre outros pontos, uma retratação de Guedes, em face das ofensas, e a retirada de matérias em pauta no Congresso que prejudicam os servidores, como as Propostas de Emenda à Constituição (PEC) 186 e 188/2019. “Não é possível construir um diálogo profícuo enquanto tais medidas estiverem tramitando”, observa trecho do ofício.

As entidades cobram, também, a revogação do artigo 36 da Instrução Normativa 02/2018 – que exige compensação de horas de trabalho pela participação em atividades sindicais – e que as representações das carreiras de Estado sejam ouvidas na elaboração da proposta de reforma administrativa.

Leia aqui à integra.

Edições Anteriores
Matéria anteriorAutonomia do BC: PLP 19/2019 avança no Senado Federal
Matéria seguinteSINAL-DF A TODO VAPOR