Edição 128 – 31/7/2020

SGP edita Instrução Normativa com diretrizes acerca do teletrabalho


A Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP), do Ministério da Economia, editou nesta quinta-feira, 30 de julho, a Instrução Normativa 65/2020, que versa sobre o teletrabalho no serviço público federal. O dispositivo, que entra em vigor no dia 1º de setembro, estabelece diretrizes, com vistas à ampliação da modalidade no pós-pandemia, e difere do atual regime de trabalho remoto, instituído em decorrência da emergência sanitária da Covid-19.

Em videoconferência também nesta quinta-feira, ao apresentar as premissas da matéria, o secretário Wagner Lenhart destacou, novamente, a satisfação com as entregas e o ganho de produtividade dos servidores públicos neste momento de restrições, além da economia ao erário, o que, em certa medida, motivou a elaboração da IN 65/2020.

O novo regramento foi pauta de reuniões recentes entre a equipe da SGP e lideranças do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). Nos encontros, os representantes do Fórum apresentaram uma série de sugestões, de modo a levar as demandas dos servidores em relação ao tema e qualificar o debate, com base em experiências bem-sucedidas da modalidade de trabalho. As entidades, agora, se dedicam à análise das disposições previstas no texto editado.

Com a publicação da matéria, o Sinal, que já vinha mantendo tratativas com o Banco Central, vai intensificar os diálogos, não somente porque o normativo concede certa autonomia para que os órgãos do Executivo fixem critérios próprios, de acordo com suas peculiaridades, mas, principalmente, com o objetivo de garantir os melhores termos aos servidores que, eventualmente, tenham interesse em aderir ao sistema.

Edições Anteriores
Matéria anteriorFonacate cobra esclarecimentos acerca de Nota Técnica da CGU
Matéria seguinteO OUTRO LADO DA MOEDA