Edição 121 - 21.11.2022

HOJE: ÚLTIMO DIA DA VOTAÇÃO ELETRÔNICA REFERENTE À AND!

COLEGA, FILIADO OU NÃO AO SINAL: PARTICIPE!

VOTE!

Encontra-se em curso, até as 18h de hoje, dia 21, segunda-feira, Votação Eletrônica (VE) referente à recém-ocorrida Assembleia Nacional Deliberativa (AND) do Sinal.

Nesta VE, toda a nossa Categoria – Servidores da Ativa e Servidores Aposentados do BCB, Filiados ou não ao Sinal – aprovam ou rejeitam, item a item, a Pauta Salarial de nosso Sindicato.

Dois dos 17 itens integrantes da Pauta – os itens 14 e 15 – tratam de assunto de vital importância para todos os Servidores da Ativa e Aposentados do Banco, ou seja, a relação entre duas Formas de Remuneração, Subsídio e Bônus.

Foi verificada, então, pelo Conselho Regional do Sinal-RJ, a existência de um elevadíssimo nível de desinformação e perplexidade a respeito do assunto entre Filiados Servidores Aposentados do Rio de Janeiro, que constituem cerca de 70% dos Filiados do Sinal no Rio.

O que fazer, então, diante de uma situação como essa?

Cumprindo seu inarredável papel de defesa dos direitos e interesses dessa expressiva parcela dos Filiados do Rio – os Servidores Aposentados – o Conselho Regional do Sinal-RJ propôs ao Conselho Nacional do Sinal, antes mesmo de iniciada a VE, a dilatação do prazo de sua realização.

O debate do assunto estava previsto para acontecer em Reunião do Conselho Nacional do Sinal que ocorreria às 17h da quinta-feira passada, que foi desmarcada em decorrência do agendamento, pela Diretoria de Administração do BC, de Encontro com nosso Sindicato para os mesmos dia e horário.

Ocorre que, em lugar da remarcação da Reunião do Conselho Nacional do Sinal na qual estava previsto o debate em torno da possível dilatação do prazo da VE, foi efetuada apenas uma Consulta, via Whatsapp, àquele Conselho.

A Proposta, então, não logrou vitória, com grande prejuízo, em nosso entender, ao menos em dois aspectos:

1 – Permitir o mais amplo possível debate da Categoria em torno da Pauta Salarial, que conta com itens complexos e de grande impacto na vida de todos nós, como, por exemplo, a relação entre o Subsídio e o Bônus, e, principalmente,

2 – Incentivar a participação na VE de Servidores Aposentados, que, como todos sabemos, precisam, por diversas razões, de um tempo maior para se informarem e se posicionarem.

(Lembrando que na CENTRUS e no Sindicato dos Servidores da Receita Federal, por exemplo, VEs chegam a durar 30 dias “abertas” para debate e voto dos Servidores).

O Conselho Regional do Sinal-RJ – que conta com Colegas a favor do Bônus e com Colegas contra o Bônus, convivendo democrática e respeitosamente – entende ser indispensável seguir mantendo aberto o Debate sobre a relação entre Subsídio e Bônus, tema certamente controverso, para dizer o mínimo, que deve ser mais discutido e avaliado por Servidores da Ativa, Servidores Aposentados e Pensionistas do Banco, com a efetiva abertura de espaço para a incorporação dos Servidores Aposentados do Rio de Janeiro ao processo de decisão de algo tão significativo para seu futuro, suas vidas.

CLIQUE AQUI PARA LER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE
PROVA DE VIDA
VISITE A PÁGINA DE CONVÊNIOS
E CONHEÇA AS VANTAGENS
DE SER FILIADO AO SINAL-RJ
TELEFONES ÚTEIS
CLIQUE AQUI
Os Demonstrativos Contábeis de Outubro-2022 e anteriores estão disponíveis para consulta no Portal Sinal – Demonstrativos Contábeis – Área Restrita a Filiados.
O Sinal-RJ se coloca à disposição para esclarecer eventuais dúvidas sobre
os Demonstrativos Contábeis por intermédio do e-mail financeirorj@sinal.org.br

Sinal: 1.316 Filiados no Rio de Janeiro, em 21.11.2022

Diga pelo que você quer lutar!

LUTE JUNTO COM O SINAL!

Não deseja mais receber o Apito Carioca? Clique aqui para descadastrar-se.

SINAL-RJ: End.: Av. Presidente Vargas, 962, salas 1105 a 1111 – Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 20.071-002. Tel.: (21) 3184-3500. E-mail: sinalrj@sinal.org.br

Edições Anteriores
Matéria anteriorÚltimas horas! Votação eletrônica da pauta reivindicatória termina às 18h de hoje
Matéria seguinte29ª AND – Último dia votação