Edição 123 – 15/7/2021

Mesa redonda: debatedores conclamam unidade para vencer a reforma administrativa


O que fazer diante das ameaças da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 – reforma administrativa? A pergunta foi o ponto de partida para a mesa de debates virtual, promovida pela seção regional do Sinal em Brasília na tarde desta quarta-feira, 14 de julho, com transmissão ao vivo e moderação do presidente nacional, Fábio Faiad. Além de representantes do Sindicato, participaram do evento integrantes da ABACE, da Anafe, da ANBCB, da Condsef e do SinTBacen.

A atividade foi marcada pela pluralidade de visões e ideias. Os debatedores, no entanto, foram unânimes sobre os prejuízos decorrentes da PEC 32/2020 e a importância da unidade como condição fundamental para a defesa do Banco Central do Brasil e de seu corpo funcional, bem como do conjunto da classe e da sociedade.

Dentre os pontos mais preocupantes da reforma, apontaram os participantes, está a possibilidade de que funções comissionadas, hoje reservadas a servidores da Casa, sejam ocupadas por pessoas estranhas ao BC e mesmo sem qualquer vínculo com a Administração Pública. A medida representaria uma ruptura sem precedentes, e bastante perigosa, na governança da Autarquia, por permitir o aparelhamento político.

Em relação à definição das carreiras de Estado, caso este debate seja feito ainda no contexto da PEC 32/2020, os presentes concordaram que os servidores da Autoridade Monetária devem ser enquadrados como tal, mas entendem que, mesmo assim, a reforma em pauta ainda é bastante prejudicial à categoria.

Como encaminhamentos, foram apontados, além da manutenção dos diálogos com o Parlamento e o trabalho unificado nos fóruns, o reforço da comunicação, de modo a conscientizar e engajar os servidores da Casa, e a criação de um coletivo com as entidades presentes, para discutir a mobilização específica no BC.

Assista aqui à mesa redonda na íntegra.

Edições Anteriores
Tags:

Publicações Relacionadas:


Matéria anteriorHOJE AGR às 16:30h! Mobilização contra a PEC 32 e nova Ação Regional– Participe!
Matéria seguinteMesa redonda: debatedores conclamam unidade para vencer a reforma administrativa