Edição 146 - 28.03.20

NADA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL…

Nada como o Clima Organizacional…

Já não é novidade para ninguém a forma como no mundo atual as Redes Sociais buscam acintosamente criar narrativas e realidades virtuais exclusivamente para consumo interno.

Nelas os “fatos” e as discussões se pautam exclusivamente pelos interesses políticos e institucionais dos que administram os Grupos.

Problemas, dificuldades e contradições não são sequer mencionadas, quanto mais seriamente debatidas ou estudadas.

Tudo se resume a um discurso motivacional positivo de “união”, que mal esconde o autoritarismo de quem o professa.

Desde 2022 os Servidores mais novos “da Ativa” estão em estado de choque com as assimetrias salariais cada vez maiores com outras Carreiras e a completa insensibilidade da Administração Central do Banco sobre o assunto.

O discurso de que as reivindicações já foram informadas ao Ministério do Planejamento passa o recado que ouvimos desde o ano passado: “A bola não está mais comigo!”.

A pergunta é inevitável: “Está com quem, então? ”.

Os ânimos estão à flor da pele.

Os Servidores Aposentados e Pensionistas, que, além da crescente assimetria, também percebem o PASBC sendo cada vez mais precarizado – tanto nas opções de atendimento médico quanto no encaminhamento de suas solicitações de exames e autorizações ao Programa de Saúde, por exemplo – se perguntam: “Até onde vai este desmonte?”.

O sentimento é de medo e abandono.

Recentemente, a apresentação sumária de um “projeto-piloto” para que a CASSI atenda, na parte médica, os integrantes do Programa de Belém, gerou a inevitável dúvida: ninguém faz um projeto-piloto se não há a intenção de expandi-lo…

Chamar de “terrorismo” esta preocupação prá lá de legítima dos Beneficiários do PASBC é o mesmo que nos chamar de otários.

Está montado o palco para mais uma Semana da Cultura Organizacional.

O que vocês acham, será que “vai dar onda”?

 

Eleições Sinal-RJ
Clique aqui e veja o passo-a-passo para garantir o seu voto
Caso você tenha alguma dúvida
ou precise de ajuda:

– Envie e-mail para  sinalrj@sinal.org.br
– Entre em contato com Marcelly (21) 98303-4869, Érika (21) 98871-0505, Paulo (21) 99427-7121 ou Marcelo (21) 96415-2639, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h ou
– Compareça à Sede do Sinal-RJ (Av. Pres. Vargas, 962/1105) nos dias 10, 11, 12 ou 13.04, das 10h às 16h, para Atendimento Presencial.

Reunião do GT do PASBC

Amanhã, quarta-feira, dia 29 de março, às 16h, será a vez de discutir melhorias ao Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central.

O evento contará ainda com a palestra “Suas emoções determinam seus resultados”, ministrada pela neuropsicóloga e especialista em inteligência emocional Keli Rodrigues. (Fonte: Apito Brasil, Edição 52, de 27.03.2023).
Veja aqui como participar

 

Localização de Familiares
de Servidores falecidos

Tendo em vista a necessidade de entrarmos em contato com os familiares de Colegas falecidos abaixo relacionados, cujos cadastros encontram-se desatualizados, solicitamos aos Servidores que porventura tenham algum tipo de contato com familiares dos mesmos que nos auxiliem nessa busca, ligando, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, para os telefones (21) 98303-4869 – Marcelly ou ( 21) 98871-0505 – Érika ou enviando mensagem para os e-mails gerenciarj@sinal.org.br  ou juridicorj@sinal.org.br

Clique aqui para ver a lista dos Servidores Falecidos


DICAS: IMPOSTO DE RENDA 2023 (II)

O Sinal-RJ tem recebido consultas de Filiados com muitas dúvidas no preenchimento da Declaração do IRPF 2023.
A partir dessas consultas, selecionamos alguns assuntos para publicar uma série de dicas visando auxiliar a todos os Colegas.
DESPESAS DE SAÚDE
DEPENDENTES:
As despesas dos dependentes constantes no Comprovante DMED podem ser lançadas na
declaração de imposto de renda (IR) do participante titular ou pensionista?
Não necessariamente. Nem sempre o dependente no BC Saúde é dependente para fins de IR.
Para saber quem pode ser dependente de acordo com a legislação tributária, sugerimos a leitura do item 330 do “Perguntas e Respostas 2022” da Receita Federal, disponível aqui .
Os dependentes presumidos e não presumidos que não forem dependentes para fins de imposto de renda do participante deverão fazer o preenchimento das informações nas suas
próprias declarações de imposto de renda

 

 

CLIQUE AQUI PARA LER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE
PROVA DE VIDA
VISITE A PÁGINA DE CONVÊNIOS
E CONHEÇA AS VANTAGENS
DE SER FILIADO AO SINAL-RJ
TELEFONES ÚTEIS
CLIQUE AQUI
Os Demonstrativos Contábeis de Fevereiro-2023 e anteriores estão disponíveis para consulta no Portal Sinal – Demonstrativos Contábeis – Área Restrita a Filiados.
O Sinal-RJ se coloca à disposição para esclarecer eventuais dúvidas sobre
os Demonstrativos Contábeis por intermédio do e-mail financeirorj@sinal.org.br

Sinal: 1.300 Filiados no Rio de Janeiro, em 28.03.2023

 

SINAL-RJ: End.: Av. Presidente Vargas, 962, salas 1105 a 1111 – Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 20.071-002. Tel.: (21) 3184-3500. E-mail: sinalrj@sinal.org.br

Edições Anteriores
Matéria anteriorCHAPA SIMETRIA, REAJUSTE E PARIDADE
Matéria seguinteImprensa repercute vitória do SINAL acerca da incorporação de quintos