Edição 088 – 16/08/2022

O “PERRENGUE” DA ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO BANCO NO RIO DE JANEIRO

 

O “Perrengue” da Atualização Cadastral do Banco
no Rio de Janeiro

No dia 1º de agosto, foi lançada a campanha de Atualização Cadastral no BC do ano de 2022.
É importante ressaltar que esta atualização não se refere à “Prova de Vida” que todo Aposentado e Pensionista tem de realizar no mês de seu aniversário.
Esta atualização utiliza o acesso ao sistema Meu SIG.
Até aí nada de mais.
Seria um procedimento rotineiro para um Servidor da ativa, mas infelizmente o mesmo não ocorre com os Servidores Aposentados e Pensionistas.

Sinal-RJ em permanente defesa dos Servidores Aposentados e Pensionistas!!!

ATENÇÃO: A “TENEBROSA” IDA PARA O INSS NÃO DIZ RESPEITO AOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS “CELETISTAS” VINCULADOS À CENTRUS, SE REFERINDO, ISSO SIM, AOS COLEGAS “RJU”

Temos uma possibilidade que é única, em relação às demais Categorias: despertar desse pesadelo da ida para o INSS pelo reconhecimento de nossa Autonomia.
O Sinal obteve uma Liminar contra a ida para o INSS.
Mas isso não é suficiente.
Participe da Luta do Sinal-RJ Contra a Ida para o INSS enviando para o E-mail sinalrj@sinal.org.br  ou para o Número de WhatsApp (21) 98303-4869 qualquer material a que você tenha tido acesso que diga respeito ao assunto.
Vale Artigo, Matéria de Jornal, Meme etc.
Vamos publicar e postar nas diversas Mídias do Sinal-RJ tudo o que auxilie no combate à nossa ida para o INSS.
Devido àquilo que parece ser quase uma “Política de Abandono” dos Aposentados e Pensionistas do BACEN, os Colegas que não têm contato cotidiano com o Banco e seus sistemas devem procurar retirar senhas por intermédio de solicitação ao e-mail suporte.ti@bcb.gov.br  ou pelos telefones (61) 3414-2156 ou (61) 3414-3109.
Caso ainda não tenha uma conta de Aposentado (QUERJ.XXXX), você deve entrar em contato com o BC Pessoas, por meio de canal de atendimento específico, o bcpessoas.riodejaneiro@bcb.gov.br .
Toda esta movimentação se dá de forma automática?
Não.
Tem de esperar resposta…
É necessário enviar a solicitação de senha, esperar a resposta, fazer a alteração da senha para depois tentar efetivar a sua entrada no Meu SIG.
Você conseguiu?
Avance uma pedra no tabuleiro…
Não conseguiu?
Repita a operação e espere outro dia para, com nova senha, tentar de novo…
Conseguiu desta vez?
Sim!!!
Posso fazer as alterações devidas?
Não necessariamente…
Existem campos que não são alteráveis.
Para estes são necessários novos contatos e envio de documentação.
Posso ir ao Banco e resolver diretamente na COPES-RJ?
É claro que não!!!
Na cartilha do DEPES isto é quase uma heresia…
Só são atendidos, duas vezes por semana, em horário reduzido, casos considerados extraordinários, desde que previamente agendados (se não agendar previamente, nem sobe pro andar da COPES…).
Poderia ser melhor?
Com certeza!!!
Mas é o que acompanhamos com frequência nos últimos tempos: a palavra de ordem é “Vire-se!”.
Quem mandou não nascer PIX?
PS: É importante esclarecer que o Sinal-RJ não tem como interferir, de nenhum modo, nesse processo, pois se trata de ato administrativo do Banco.
O que o Sinal-RJ pode, deve, tem que fazer é cobrar do DEPES que faça sua parte, ou seja, ofereça aos Servidores Aposentados e Pensionistas um processo de Atualização Cadastral que respeite esses Colegas, levando em conta, minimamente, as dificuldades existentes, principalmente entre os mais idosos, no trato com a Informática.

 


 

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O Sinal-RJ se coloca à disposição para esclarecer eventuais dúvidas sobre
os Demonstrativos Contábeis por intermédio do e-mail financeirorj@sinal.org.br

Sinal: 1.323 Filiados no Rio de Janeiro, em 16.08.2022

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