Edição 56 – 1/4/2021
PASBC: Sinal reafirma cobranças; Depes anuncia revitalização do Portal
Em reunião na última semana com representantes do Departamento de Gestão de Pessoas, Educação, Saúde e Organização (Depes), o Sinal reforçou uma série de demandas acerca do atendimento do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC). Durante o encontro, ficou acordado que o conteúdo recebido por meio do canal de comunicação recém-criado pelo Sindicato para comentários dos participantes sobre o Programa, fará parte da rotina de tratativas entre as partes.
Na oportunidade, a chefia do Depes informou sobre a revitalização do Portal do PASBC, o que permitirá aos prestadores de serviços o encaminhamento de suas guias, de forma mais simplificada. A medida pode acarretar a revisão dos pedidos de descredenciamento efetuados, bem como a retomada dos atendimentos suspensos. Também foi informada a diminuição do prazo médio de reembolso de despesas médicas, em março, para 33 dias.
O Sinal, embora continue reconhecendo a dedicação e o esforço dos servidores e funcionários terceirizados da área, principalmente no que tange aos cuidados dispensados aos casos clínicos de maior gravidade, reiterou sua posição de que os avanços precisariam ser mais ágeis e consistentes, já que há mais de um ano estamos convivendo com os efeitos da pandemia da Covid-19, prazo esse entendido como suficiente para se adequar à nova situação.
Assuntos como a volta do prazo médio de reembolsos aos indicadores de antes da pandemia, abaixo de 20 dias, o estabelecimento imediato de canais de atendimento telefônico com os participantes em todo o país e a atualização periódica do cadastro de prestadores de serviços foram mais uma vez levantados pelo Sindicato, assim como a publicação tempestiva dos demonstrativos contábeis e dos extratos das deliberações do Comitê Gestor.