Edição 055 – 10/05/2022

PORTARIA FACILITA ACORDOS PARA EVITAR DESCONTOS NOS SALÁRIOS DE SERVIDORES FEDERAIS EM GREVE

 

Sinal-RJ em Permanente Defesa
de Servidores Aposentados e Pensionistas!

VAMOS SER CLAROS: O DECRETO 10.620/21 SIGNIFICA O FIM DA PARIDADE

O objetivo imediato do Decreto é criar dificuldades adicionais à preservação do direito dos Servidores à Paridade, já que estes sairiam da Folha de Pagamentos das Entidades de origem e passariam à gestão do INSS, que para rever uma aposentadoria em manutenção (por exemplo, quando há ulterior criação de vantagem salarial nova aos Servidores em atividade no mesmo Cargo ou Carreira), provavelmente adotará critério semelhante ao que adota para a revisão de benefícios do RGPS, dificultando o reconhecimento imediato do direito dos Aposentados à vantagem do exemplo, o que não ocorreria na situação atual.

Já o objetivo final e inconfessável do referido Decreto é a transferência dos Servidores Públicos, vinculados a Regime Próprio de Previdência, para o Regime Geral de Previdência Social, administrado pelo INSS, pavimentando o caminho para a futura proposta de adoção do Regime de Capitalização, Sistema Privado de Previdência nos moldes do que foi imposto ao Chile durante a ditadura de Pinochet, e que viria substituir a Previdência Social, como já havia sido tentado por esse mesmo Governo quando enviou ao Congresso Nacional a Proposta de Emenda Constitucional nº 6, de 2019 (Reforma da Previdência).

Diante destes fatos cristalinos, fica a pergunta:

Onde estão aqueles grupos de Aposentados no WhatsApp, Facebook e demais redes sociais que desfilavam discursos candentes sobre a defesa da Paridade dos Servidores Aposentados com fins eleitorais?

O Sinal-RJ visa pressionar para que o presidente da nossa Instituição, Roberto Campos Neto, entre em campo e, em nome da Autonomia do BACEN, retire a nossa Autarquia da lista de Entidades que devem transferir seus dados para o INSS já agora em setembro de 2022.

Mas essa Luta é de todos os Servidores, da Ativa e Aposentados.

O momento é agora!!!

PORTARIA FACILITA ACORDOS PARA EVITAR DESCONTOS NOS SALÁRIOS DE SERVIDORES FEDERAIS EM GREVE

O Ministério da Economia delegou aos Secretários Especiais a competência para celebrar Acordos que permitam a compensação, por Servidores, de horas não trabalhadas “decorrentes da paralisação por exercício do direito de greve”, e, assim, não haja desconto em suas remunerações.
A norma (Portaria ME nº 3.852, de 4.4.2022) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da quinta-feira passada, dia 5, em um momento em que várias Categorias do Funcionalismo Público fazem Greves, Paralisações ou Operações-Padrão em protesto por Reajustes Salariais.
Em nota, o Ministério da Economia informa que a Portaria atende a recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU).
Cabe agora ao Banco Central deixar de tentar ser “mais realista que o rei” e cessar o desconto dos Servidores em Greve.
Se é que ainda há o mínimo de bom senso na Presidência e Diretoria da Casa.
Neste sentido, não há mais desculpa para que aqueles Colegas reticentes não se juntem à nossa Mobilização por um futuro melhor para as nossas Carreiras.
Lembrando o simples fato que nem mesmo os ridículos 5% prometidos, mas não efetivados, possuem ainda qualquer garantia.
As manifestações dos Servidores só aumentam, inconformados com a perspectiva de serem simplesmente ignorados com a abertura da campanha eleitoral.
A Greve é a única solução!!!
RESULTADO DO SORTEIO
DO DIAS DAS MÃES!
E deu 13 na cabeça!
(Clique aqui para ver lista de Filiadas).
Esta é a nossa Colega Alda Maria Freire de Souza com a sua Cesta de Café da Manhã personalizada. (Conforme sorteio do dia 30.04 da Loteria Federal primeiro prêmio 27.613).
Esperamos que assim como a Alda, todas as colegas tenham tido um Feliz Dia das Mães.
Até o nosso próximo sorteio!

MODELO DE E-MAIL A SER ENVIADO AO PRESIDENTE DO BANCO,
À DIRETORA DE ADMINISTRAÇÃO E AO CHEFE DO DEPES.

ASSUNTO: REAJUSTE SALARIAL URGENTE!!!

presidencia@bcb.gov.br
secre.dirad@bcb.gov.br
gabin.depes@bcb.gov.br

Solicito sua urgente tomada de providências com vistas ao Reajuste Salarial dos Servidores do Banco.

Entramos no terceiro ano sem Reajuste Salarial, frente a uma inflação que só no ano passado superou os 10%.

É de 26,3 salários a perda acumulada de agosto-2010 a outubro-2021.

O Sr., dirigente maior de uma Instituição do Estado Brasileiro tão bem sucedida e premiada, nacional e internacionalmente, não deve fechar os olhos diante da grave erosão salarial de quem produz tais resultados, os Servidores do Banco.

Não dá mais para esperar!

No aguardo de sua urgente manifestação.

ATÉ QUANDO?

 

O gráfico ilustra a defasagem salarial em relação ao patamar de julho de 2010, considerando as três parcelas de reajuste de 5%, concedidas em janeiro de 2013, 2014 e 2015, as parcelas de 5,5%, em agosto de 2016, 6,98%, em janeiro de 2017, 6,64%, em janeiro de 2018, e 6,31%, em janeiro de 2019, conforme acordos celebrados com o governo.

Ressalta o corrosômetro a estimativa1) da perda salarial acumulada de agosto de 2010 a março de 2022, em termos de quantidade de salários atuais (cristalizados desde janeiro de 2019), deixados de receber no período.

1) Somatória das defasagens salariais (incluem as do 13º salário) calculadas em cada um dos meses do período, corrigidas pela variação do IPCA acumulado até março de 2022.

22 de abril de 2022.

CLIQUE AQUI PARA LER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE
PROVA DE VIDA
VISITE A PÁGINA DE CONVÊNIOS
E CONHEÇA AS VANTAGENS
DE SER FILIADO AO SINAL-RJ
TELEFONES ÚTEIS
ATENDIMENTO DURANTE
A PANDEMIA CLIQUE AQUI

Os Demonstrativos Contábeis de Março-2022 e anteriores estão disponíveis para consulta no Portal Sinal – Demonstrativos Contábeis – Área Restrita a Filiados.

O Sinal-RJ se coloca à disposição para esclarecer eventuais dúvidas sobre os Demonstrativos Contábeis por intermédio do e-mail financeirorj@sinal.org.br

Sinal: 1.328 Filiados no Rio de Janeiro, em 10.05.2022

Diga pelo que você quer lutar!

LUTE JUNTO COM O SINAL!

Não deseja mais receber o Apito Carioca? Clique aqui para descadastrar-se.

SINAL-RJ: End.: Av. Presidente Vargas, 962, salas 1105 a 1111 – Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 20.071-002. Tel.: (21) 3184-3500. E-mail: sinalrj@sinal.org.br

Edições Anteriores
Matéria anteriorVamos debater a mobilização em curso? Participe da AGN não deliberativa logo mais, às 14h
Matéria seguintePIX: em entrevista, presidente do SINAL destaca corpo funcional do BC