Edição 41 - 14/3/2019

Previdência: categoria se mobiliza no Parlamento


Cresce a mobilização das instâncias de enfrentamento à retirada de direitos prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, que dispõe sobre a reforma previdenciária. Nesta quarta-feira, 13 de março, sindicatos, associações, centrais e movimentos sociais atenderam ao chamado da liderança da Minoria na Câmara dos Deputados para discutir estratégias de luta contra eventuais retrocessos.

O diretor de Relações Externas, Epitácio Ribeiro, e a diretora de QVT do Sinal, Rita Girão, acompanharam a atividade. A deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Líder da Minoria, dirigiu os trabalhos, que contaram também com a participação de diversos parlamentares de outras siglas.

Os discursos dos parlamentares convergiram no sentido de que é necessário levar o esclarecimento amplo sobre os riscos da matéria e mobilizar a sociedade como um todo.

Organização sindical

Durante o encontro foi discutida, ainda, a Medida Provisória (MP) 873/2019, que modifica a Lei 8112/1990, tornando obrigatória a emissão de boleto bancário para a cobrança da contribuição dos filiados às entidades sindicais.

Os presentes rechaçaram a medida, apontando a clara intenção do governo em desarticular o movimento às vésperas das discussões em relação à PEC6/2019 no Legislativo.

O assunto foi pauta, também, de encontro entre o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP), do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, nesta quarta-feira. Veja aqui na edição de hoje, 14, do Apito Brasil.

Tudo pronto!

Ainda na tarde da quarta-feira, entidades que integram a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência acertaram os últimos detalhes para o evento de relançamento do coletivo, que ocorre no próximo dia 20 de março. Representantes do Conselho Nacional do Sinal acompanharão a atividade, que ocorrerá no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.

A Frente congrega mais de uma centena de entidades representativas da categoria e da sociedade civil e, além de promover mobilizações unificadas em defesa de direitos sociais, buscará a inserção nos debates acerca da reforma previdenciária.

Edições Anteriores
Matéria anteriorEm reunião com governo, Fonacate critica MP873/2019
Matéria seguinteAGN definirá pauta reivindicatória da categoria