Edição 174 – 20/9/2022

Quem foi quem: como as bancadas partidárias votaram matérias de interesse dos servidores


Grande parte dos postulantes – a maioria deles, na verdade – às cadeiras nas duas Casas do Congresso Nacional nestas eleições não ocupa e não ocupou nenhum cargo eletivo na atual Legislatura. Então, como poderiam ser analisadas tais candidaturas à luz dos dados sobre a atuação do Parlamento atual?

Além do histórico pessoal e profissional, aspectos que devem ser observados por todo eleitor no momento da escolha, as relações partidárias também podem indicar tendências de comportamento. Neste sentido, o SINAL, com base nas informações da plataforma “Quem foi Quem no Congresso Nacional”, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, traz hoje os números referentes ao alinhamento dos partidos em relação às matérias de interesse dos servidores públicos e da classe trabalhadora em geral.

Dos vinte e três partidos representados no Congresso Nacional, apenas três, REDE, PSOL e PCdoB (pouco mais de 10%), votaram favoravelmente aos interesses dos trabalhadores em todas as votações. Outro dado que chama a atenção é que, do total de siglas, apenas nove (menos de 40%) obtiveram médias superiores a 50%. PP, com 17,7%, PATRIOTA, com 12,5%, e NOVO, com 10,1%, figuram nas últimas posições do ranking, quando se trata dos votos de seus parlamentares nas pautas que dizem respeito à classe trabalhadora.

Confira abaixo o gráfico com a avaliação de todos os partidos representados no Congresso Nacional.

 

Para mais informações e dados, acesse aqui a plataforma “Quem foi Quem no Congresso Nacional”, iniciativa do Diap, que conta com o apoio do SINAL. Para ver outras publicações da série de matérias que o Sindicato vem produzindo sobre o tema, clique aqui.

Fique atento às próximas edições do Apito Brasil e compartilhe!

Edições Anteriores
Matéria anteriorREAJUSTE EMERGENCIAL, JÁ!
Matéria seguinteAGN virtual começa logo mais, às 14h; participe!