Edição 036 – 21/03/2022

REAJUSTE SALARIAL: O BANCO TROCOU O DISCO!

Reajuste Salarial, Já!, para Todos os Servidores Públicos, da Ativa e Aposentados!!!

O Banco trocou o disco!


Na tarde de hoje, 21 de março, Representantes do SINAL, do SinTBacen e da ANBCB se reunirão, juntamente com o presidente do BCB, com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, para discutir a Pauta Reivindicatória da Categoria.

O que mudou desde aquele “papinho” do presidente do Banco de que era contra qualquer Reajuste Salarial por falta de espaço orçamentário?

Simples: Paralisações com força crescente, inclusive com manifestações de Comissionados e Adjuntos.

Não deu para o presidente ficar simplesmente parado.

Ou, em português claro: “O bicho está pegando!”, e o nome do bicho é “Assimetria Remuneratória”.

Roberto Campos Neto resolveu “levantar a bola”.

Embora a Reunião não deixe de ser uma boa notícia, cabe lembrar que no dia 27.12.2021, o Sindifisco da Receita Federal já havia sido recebido na Casa Civil pelo ministro Ciro Nogueira, sendo que na ocasião o Secretário da Receita participou por videochamada.

Em resumo, o ministro Ciro Nogueira, de maneira amistosa, afirmou que considerava muito importante que as Pautas dos Auditores-Fiscais fossem atendidas e confirmou que, de fato, ele, o ministro Paulo Guedes e o próprio presidente Jair Bolsonaro haviam assentido com a regulamentação do Bônus, até que houve o impasse orçamentário em razão de decisão do Relator do Orçamento, que reduziu o valor total pleiteado pela Economia, de cerca de R$ 2,5 bilhões para R$ 1,7 bilhão.

No final do encontro nada de concreto foi apresentado e nenhum compromisso foi assumido.

O resto da história é o Movimento que foi deflagrado na Receita Federal desde então.

É muito importante que a Reunião de hoje aconteça.

Afinal de contas, todos nós queremos uma solução para as nossas reivindicações e não podemos acreditar que o Governo Federal realize uma reunião de negociação para repetir o mesmo erro que cometeu com a Receita Federal.

Mas fica o alerta de que apenas a nossa Mobilização nos trouxe até aqui, e que, portanto, se o inverossímil acontecer, devemos estar preparados para ampliar o Movimento.

Pois só assim seremos ouvidos.


MODELO DE E-MAIL A SER ENVIADO AO PRESIDENTE DO BANCO,
À DIRETORA DE ADMINISTRAÇÃO E AO CHEFE DO DEPES.

ASSUNTO: REAJUSTE SALARIAL URGENTE!!!
presidencia@bcb.gov.br secre.dirad@bcb.gov.br
gabin.depes@bcb.gov.br

Solicito sua urgente tomada de providências com vistas ao Reajuste Salarial dos Servidores do Banco.

Entramos no terceiro ano sem Reajuste Salarial, frente a uma inflação que só no ano passado superou os 10%.

É de 26,3 salários a perda acumulada de agosto-2010 a outubro-2021.

O Sr., dirigente maior de uma Instituição do Estado Brasileiro tão bem sucedida e premiada, nacional e internacionalmente, não deve fechar os olhos diante da grave erosão salarial de quem produz tais resultados, os Servidores do Banco.

Não dá mais para esperar!

No aguardo de sua urgente manifestação.

 

ATÉ QUANDO?

O gráfico ilustra a defasagem salarial em relação ao patamar de julho de 2010, considerando as três parcelas de reajuste de 5%, concedidas em janeiro de 2013, 2014 e 2015, as parcelas de 5,5%, em agosto de 2016, 6,98%, em janeiro de 2017, 6,64%, em janeiro de 2018, e 6,31%, em janeiro de 2019, conforme acordos celebrados com o governo.

Ressalta o corrosômetro a estimativa1) da perda salarial acumulada de agosto de 2010 a fevereiro de 2022, em termos de quantidade de salários atuais(cristalizados desde janeiro de 2019), deixados de receber no período.
1) Somatória das defasagens salariais (incluem as do 13º salário) calculadas em cada um dos meses do período, corrigidas pela variação do IPCA acumulado até fevereiro de 2022.

 11 de março de 2022


CLIQUE AQUI PARA LER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE
PROVA DE VIDA
VISITE
A PÁGINA DE CONVÊNIOS
E CONHEÇA AS VANTAGENS
DE SER FILIADO AO SINAL-RJ
TELEFONES ÚTEIS
ATENDIMENTO DURANTE
A PANDEMIA
CLIQUE AQUI

Os Demonstrativos Contábeis de Janeiro-2022 e anteriores estão disponíveis para consulta no Portal Sinal – Demonstrativos Contábeis – Área Restrita a Filiados.

O Sinal-RJ se coloca à disposição para esclarecer eventuais dúvidas sobre os Demonstrativos Contábeis por intermédio do e-mail financeirorj@sinal.org.br

Sinal: 1.326 Filiados no Rio de Janeiro, em 21.03.2022

Edições Anteriores
Matéria anteriorCasa Civil marca reunião às 14h com representantes dos servidores do BC
Matéria seguinteMobilização: dia terá AGN, novas paralisações e operações-padrão; participe