Edição 171 – 05/10/2018

Reestruturação da Carreira: Medida Provisória deverá contemplar pontos de proposta do BCB


Jordan Pereira, presidente, Epitácio Ribeiro, diretor de Relações Externas, e Rita Girão, diretora de QVT do Sinal, se reuniram nesta quinta-feira, 4 de outubro, com o diretor de Relações de Trabalho no Serviço Público, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), Paulo Campolina. A mesa de interlocução, com o objetivo discutir a reestruturação da Carreira de Especialista do BCB, contou com a presença do chefe do Departamento de Gestão de Pessoas (Depes) da Autarquia, Marcelo Cota, a pedido do Sindicato, e de representantes do Sintbacen.

Em relação à proposta encaminhada pela Diretoria de Administração do Banco Central no início do último mês (relembre aqui), Campolina afirmou que a equipe técnica do MPDG já definiu quais pontos serão acatados, porém sem explicitá-los. Segundo ele, o assunto deve ser encaminhado, em breve, por meio de Medida Provisória (MP), juntamente com questões ligadas a outras carreiras, que aguarda o “momento mais apropriado para sair”.

O presidente do Sinal criticou a falta de clareza acerca do que será disposto na iminente MP e demonstrou insatisfação diante da ausência de um diálogo mais aprofundado sobre os termos. Ainda, observou o quanto a rejeição aos pleitos do corpo funcional, como a mudança da nomenclatura de Analista para “Auditor” – o que já não constava na proposta original do BCB – e a exigência de nível superior para os Técnicos, pode interferir negativamente no clima organizacional.

A delegação do Sinal se mostrou preocupada, também, com a possibilidade de que a referida MP traga em seu arcabouço a instituição do “carreirão” e o, consequente, rebaixamento salarial. Possibilidade que foi descartada pelo representante do Planejamento.

Ao traçar um histórico das tratativas sobre a reestruturação, tanto no BC quanto no MPDG, Epitácio Ribeiro apontou que, esgotada a discussão técnica, o que, conforme Campolina, está definida no âmbito do Ministério, é necessário um movimento politico por parte da Diretoria Colegiada, em especial do presidente Ilan Goldfajn, de modo a conseguir avanços no que se refere às reivindicações da categoria.

AND debate reestruturação

Segue em curso, aqui em nossa página eletrônica, o blog Reestruturação das Carreiras, destinado a discutir um projeto de modernização que efetivamente contemple os anseios do corpo funcional. E sua contribuição é fundamental neste processo.

Acesse aqui e registre suas opiniões e propostas, que servirão de base para a confecção do relatório sobre o tema, a ser apreciado durante a 28ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND).

Participe!

Edições Anteriores
Matéria anteriorAND2018: o futuro do Sinal depende de você
Matéria seguinteOutubro de 1988: 30 anos da atual Constituição Federal