Edição 37 - 02/05/2005

SINAL TEM NOVA DIREÇÃO

As eleições para a Direção do sindicato findaram. Conforme reza o regulamento do
SINAL no seu artigo 28, reuniram-se no último fim-de-semana os integrantes dos Conselhos Regionais, para eleger-se dentre eles a nova Diretoria Executiva Nacional, na proporção de um conselheiro para cada 500 filiados, ou fração, por seção regional.

O SINAL reitera, na oportunidade, seu compromisso de 16 anos de afinco e dedicação ao funcionalismo. Buscando sempre incrementar qualidade no exercício da "procuração" que os colegas lhe outorgam com sua filiação ao sindicato.

Veja como ficou composta a Direção Nacional do SINAL para o biênio 2005/2007:

  • Presidente – David Falcão (Recife)
  • Diretor Secretário – Julio César Barros Madeira (Rio de Janeiro)
  • Diretora Financeira – Ivonil Guimarães Dias de Carvalho (Curitiba)
  • Diretor de Assuntos Jurídicos – Luiz Carlos Alves de Freitas (Curitiba)
  • Diretor de Comunicações – Alexandre Wehby (Porto Alegre)
  • Diretor de Relações Externas – Paulo de Tarso Galarça Calovi (Brasília)
  • Diretor de Assuntos Técnicos – Daro Marcos Piffer (São Paulo)
  • Diretor de Assuntos Previdenciários – Sérgio da Luz Belsito (Rio de Janeiro)
  • Diretor Extraordinário de Assuntos dos Técnicos – Cláudio Catharina Torres Cruz (Brasília)
  • Diretor Extraordinário de Relações Intersindicais (para coordenar as atividades da MNNP) – Mário Getúlio Vargas Etelvino (Belo Horizonte)

Leia, abaixo a correspondência dirigida ao funcionalismo pelo novo Presidente do SINAL, David Falcão. É um agradecimento e um compromisso com as futuras lutas do sindicato, para os dois anos de mandato que ora se iniciam.

 Colegas,

No último sábado pela manhã, o Conselho Nacional do Sinal, que reúne conselheiros representantes de todas as Regionais, escolheu, por unanimidade, uma nova Diretoria Executiva Nacional para o biênio maio/2005 – maio/2007, e indicou-me para a Presidência Nacional (do Conselho e da Executiva).

Sinto-me honrado ao assumir pela segunda vez este mandato.  Sou grato aos meus companheiros por me confiarem encargo tão importante.  Ao mesmo tempo, tomado de apreensão pela responsabilidade de substituir o colega Belsito – que deixa a Presidência, mas continuará a colaborar com a categoria cuidando da pasta encarregada de Assuntos Previdenciários.

Há que se fazer, neste momento, um olhar retrospectivo. Reconhecer o sacrifício e a contribuição daqueles que nos antecederam na organização sindical dos trabalhadores do BC, nestes 16 anos de existência do nosso sindicato.  Mesmo antes, na precursora AFBC, nomes como Paulo Eduardo, José Carlos, Laerte, Bartelega, Svend e Belsito deixaram a sua marca em nossa organização.  Continuam, cada um a seu modo e segundo suas possibilidades, a contribuir nas lutas do funcionalismo.

Ao Paulo Roberto de Castro, uma referência especial. Há cinco anos, em um 1º de maio como o de ontem, perdi o sono depois de uma reunião do Conselho Nacional. Perguntava-me onde estava com a cabeça quando aceitei substituir o Paulo Roberto.  Isso se havia dado porque os efeitos do diabetes que o vitimou já não lhe permitiam exercer a presidência na plenitude que o fantástico potencial de sua mente privilegiada gostaria.

Naquela ocasião, o então diretor de Externas, Waldemir Bargieri, bem definiu quem era então o grande e inesquecível Paulorc: “um motor de Fórmula 1 instalado num fusca”.  Queria dizer com isso que o corpo já não acompanhava a dinâmica de sua inteligência e sensibilidade política inigualáveis.

Felizmente, os tempos são outros, e hoje podemos compensar nossas limitações com a competência e dedicação de funcionários que tocam a máquina do nosso sindicato, com zelo e dedicação. Da mesma forma, o Conselho Nacional elegeu outros colegas para compor o colegiado.  Muitos já com reconhecida experiência sindical, cujo objetivo final é o de bem representar os anseios de nossa categoria de servidores do Banco Central.

Desde já, agradecemos a Belsito, por continuar a colaborar com a experiência acumulada em dois mandatos bem sucedidos. Ao Júlio Madeira, Calovi, Alexandre Wehby, Ivonil, Luiz Freitas, Cláudio Catarina e Getúlio, por aceitarem mais esse desafio:  dar seqüência ao legado dos pioneiros da luta sindical no BC.

Esperamos contar com o apoio de todos os colegas.  Não temos como fazer promessas, senão reafirmar a disposição de dedicar todos os nossos esforços para cumprir a missão do sindicato.

David Falcão 

 

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorNOVA ASSEMBLÉIA HOJE, ÀS 14H
Matéria seguinteVamos à RETROSPECTIVA RESUMIDA 2001/2005 DAS ATIVIDADES DO SINAL: