Servidores do BC e funcionalismo público iniciam movimento nacional por reajuste salarial
Na quinta-feira da semana passada, 2/6, enquanto o SINAL/Nacional entregava ao governo e ao BC a pauta unificada do funcionalismo, nossos colegas de Belo Horizonte e Porto Alegre realizaram um ato marcando esse evento. A data deu também início ao movimento dos servidores públicos federais na luta por reajuste salarial.
Servidores de dezesseis categorias declararam haver deflagrado greve por tempo indeterminado, visando ao reajuste emergencial de 18% (perdas acumuladas entre janeiro/1995 e dezembro/2004), incorporação das gratificações e paridade entre ativos e aposentados, bandeiras essas que nos são comuns.
Lembremo-nos: o governo declarou que irá conceder o reajuste linear simbólico de apenas 0,1% para cumprir a formalidade constitucional.
Na plenária dos servidores federais, coordenada pela CNESF – Coordenação Nacional de Entidades de Servidores Federais, em 22/5, da qual o SINAL participou como ouvinte, ficou acertado que a adesão ao movimento se dará, a partir do dia 2/06, em conformidade com a capacidade de mobilização de cada categoria.