Edição 85 - 26/08/2005

Primeira vitória: o governo se manifesta

Com o telefonema, ontem à noite, de Sérgio Mendonça para David Falcão, Presidente Nacional do SINAL, contabilizamos nossa primeira vitória concreta nesta Campanha Salarial.

Autorizado pelo titular do MPOG, Ministro Paulo Bernardo, a se encontrar com os sindicalistas atuantes no Bacen, o Secretário de Recursos Humanos marcou uma reunião para as dez horas da quarta-feira que vem.

Ele propõe que a greve esteja suspensa durante essa primeira negociação.

O Presidente do SINAL chama a atenção do Secretário para a mobilização compacta do funcionalismo, que tende a recrudescer caso o governo promova uma reunião vazia.

Com essa iniciativa do governo, constatamos que há, efetivamente, um fato novo. Existe uma possibilidade concreta de reabertura das negociações, cuja partida se deu há três meses.

O certo é que o fato novo se deve ao movimento do funcionalismo, em sua manifestação estrondosa por todo o país. A estratégia delineada para a mobilização – paralisações curtas, fortes e organizadas – funcionou.

Nosso objetivo inicial foi atingido. Coordenadamente, e cobertos de razões para despejar uma justa e crescente indignação, arrancamos do governo um gesto inicial de entendimento.

É a primeira vitória. Certamente, outras virão.

O funcionalismo está de parabéns pela fortíssima e solidária paralisação.

Precisamos manter a chama acesa, pois certamente precisaremos pressionar o governo para aprovar nossa pauta.

E nos preparar … porque semana que vem tem mais.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorReunião com a Dirad: nada a acrescentar, e a mobilização continua firme
Matéria seguintePróxima Assembléia: ÀS 9H DO DIA 30/8, TERÇA-FEIRA (filipeta)