Edição 4 - 27/01/2006

O resultado das assembléias: SINAL em alerta máximo

Ontem, todas as regionais realizaram suas assembléias para deliberar alguns indicativos sobre a quebra do acordo do governo com o funcionalismo do BC.

O mandato que os sindicatos receberam dos servidores para negociar se encerrou em 20.10.05. Houve um rompimento unilateral do estabelecido entre governo/BC e representantes dos servidores ao final da Campanha Salarial do ano passado.

Fazia-se, portanto, necessário e urgente passar todas as informações sobre o andamento do projeto de lei que selaria finalmente o acordo.

Os indicativos, baseados nessa quebra de palavra, foram no sentido de retomar a mobilização do funcionalismo – apesar do esvaziamento do período natural de férias de verão – denunciar o descumprimento e deliberar sobre a retomada de um movimento baseado no encaminhamento (ou não) do PL ao Congresso ainda nesta semana.

Os representantes sindicais indicaram, também, a realização de nova assembléia em 1º. de fevereiro, para novos informes e deliberações.

Em todo o país, aproximadamente 700 funcionários estiveram presentes à assembléia. Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro aprovaram na íntegra o indicativo do Conselho Nacional do SINAL.

Brasília aprovou a defesa intransigente do acordo assinado, em todas as instâncias, enquanto se aguarda a confirmação sobre andamento do PL e a chamada de nova Assembléia em primeiro de fevereiro.

Em São Paulo, uma proposta de AGN para o dia 30.1 foi vencida pela de realização da Assembléia em 1º de fevereiro, como proposto pelo Conselho Nacional.

Três outras propostas foram aprovadas naquela regional:

a) por unanimidade, a de que nenhuma perda financeira deverá ocorrer com relação ao acordado em 2005;

b) por maioria, a concessão de um adiantamento para compensar o atraso na concessão do reajuste;

c) também por maioria, a solicitação de abertura imediata de Mesa para negociação salarial em 2006.

O SINAL continua com seus dirigentes em alerta máximo quanto ao andamento e aos termos do PL, cujo texto final não foi apresentado aos sindicatos pelo Diretor Fleury.

Qualquer notícia extra, que surja antes do dia 1º de fevereiro, será disponibilizada imediatamente no Portal do Sindicato, através do Plantão SINAL, assim como distribuída às redes internas do BC.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorGoverno quebra acordo:
Matéria seguinteO PROJETO DE LEI DO PCS, ALGUÉM VIU? / ASSEMBLÉIA DIA 01/2/06, ÀS 14H