Edição 95 - 05/12/2006

12º Curso de Comunicação Sindical

O SINAL/RJ, representado pelo presidente regional e duas funcionárias do sindicato participaram do curso durante o período de 30/11 a 3/12. O Curso reuniu todos os jornalistas e assessores da área de comunicação sindical de todo o Brasil.

As palestras foram ministradas por professores, jornalistas e profissionais comprometidos com a democratização da comunicação no país. O jornalista Raimundo Pereira foi homenageado por 20 anos de dedicação a causa da comunicação popular.

Entre formulações, algumas foram unânimes:

Os meios de comunicação não são onipotentes, mas muito poderosos e em épocas de crise, fazem mais do que divulgar notícias, se tornando praticamente partidos políticos disseminando idéias, valores e comportamentos;

Mediante análises de observatórios da imprensa brasileira de algumas universidades e instituições democráticas, foi observado que a blindagem da mídia caiu, mas não perdeu o seu poder. Ficou para o movimento avaliar quais os limites deste poder?

Pela primeira vez, a mídia entrou na agenda pública: a "opinião pública" formada por cerca de 14 colunistas, da "grande imprensa" não aconteceu nestas eleições

A internet teve forte poder de modificar opiniões e a realidade favorável dos milhões de brasileiros colocou em cheque a formação da "opinião pública".

O resumo completo do evento estará disponível, em breve, no site Rio, bem como indicações de leitura e endereços eletrônicos.

O momento está oportuno para o debate sobre a democratização da comunicação pois em 2007 acaba o período de outorga da rede Globo, começa a discussão da TV Digital e a mídia está em debate popular.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorA Campanha Salarial 2005 não acabou!!!
Matéria seguinteSINAL informa: