Sobre o Encontro Nacional dos Funcionários do SINAL
Conforme anunciado no Apito Brasil nº 125, de 6.12.06, o SINAL promoveu na cidade de São Paulo, nos dias 7 e 8 de dezembro, o II Encontro Nacional dos Funcionários do Sindicato.
Diretores e Conselheiros do SINAL têm mandatos fixos, e estão, portanto, de passagem. Seus funcionários, no entanto – alguns com tanto tempo de Casa quanto tem o Sindicato de existência – dão-lhes, ano após ano, o respaldo necessário para suas ações ao longo de seus mandatos.
O atendimento nas diversas sedes regionais foi, inclusive, muito bem avaliado pelo nosso público (filiados e não filiados) em pesquisa interna realizada em 2005, pelo Centro de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Nosso objetivo, portanto, é o aperfeiçoamento desse rico potencial humano. O encontro proporcionou, ademais, um maior entrosamento e capacitação da equipe, visando otimizar o atendimento que prestam a quem busca nossas sedes – especialmente o nosso filiado.
O primeiro dia do evento teve como facilitador o nosso colega Alberto Rocha, funcionário aposentado do Banco Central, hoje um reconhecido Consultor Organizacional.
Tratou essencialmente da busca da qualidade na prestação de serviços, baseada na internalização e na prática de valores essenciais à interação humana, como a capacidade de superar obstáculos, aprender com as dificuldades e, ao fim e ao cabo, sentir-se gratificado por ter dado o melhor de si.
O segundo dia foi dedicado à apresentação e discussão de assuntos relacionados às atividades do Sindicato, tendo sido conduzidos pelos Diretores Executivos e seus colaboradores diretos, sobre as suas respectivas áreas de atuação:
– Comunicação (Alexandre Wehby),
– Finanças (Ivonil de Carvalho),
– Jurídico (Luiz Carlos Freitas) e
– Secretaria-Geral (Julio Madeira).
Participaram também dos trabalhos o Presidente Nacional do SINAL, David Falcão, o Presidente da Regional Brasília, Paulo Calovi, e da Regional Belém, Pedro Paulo Soares Rosa.
A iniciativa foi amplamente elogiada por seus participantes, que ressaltaram, dentre os pontos positivos do Encontro, dois aspectos fundamentais: 1) aquisição de novos conhecimentos e uniformização de procedimentos; e 2) possibilidade de conhecer pessoalmente diversos colegas e dirigentes de outras regionais com os quais mantêm contato permanente através de e-mails e telefonemas.
Esperamos que os resultados deste II Encontro se façam sentir na qualificação permanente do atendimento a todos os que procuram o Sinal em busca de confiança e seriedade no trabalho sindical.