Edição 97 - 24/09/2009

Mandado de Injunção Coletivo 857-4

 

Foi publicado no Diário de Justiça Eletrônico n° 174, de 15/09/2009, a decisão proferida pela Excelentíssima Ministra Carmem Lúcia no Mandado de Injunção n° 857-4 impetrado pelo SINAL como substituto processual de seus filiados, a qual homologou a desistência dos Embargos Declaratórios interpostos pelo Sindicato. 

 

A desistência dos embargos de declaração se deu em face da demora no julgamento do recurso, fato que estava causando prejuízos a muitos servidores que, já tendo implementado as condições necessárias à aposentadoria, apenas aguardam o trânsito em julgado da decisão para ingressarem com seu pedido.

 

No Mandado de Injunção, o STF reconheceu o direito dos filiados do SINAL, submetidos a condições especiais de trabalho, garantindo-lhes a aplicação do artigo 57 da Lei 8.213/91, que determina aposentadoria especial para o trabalhador que estiver sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física durante 15, 20 ou 25 anos.

 

Tão logo seja certificado o trânsito em julgado, o SINAL providenciará a Certidão respectiva e a enviará ao Banco Central com requerimento no sentido de que dê cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal.

 

A partir de então, os filiados que preenchem as condições para aposentadoria poderão encaminhar ao Banco o seu pedido. 

 

As situações diferenciadas serão avaliadas pela assessoria jurídica do SINAL individualmente.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorRestituição de CPSS sobre terço de férias sofrerá atraso
Matéria seguinteSINAL–RJ se reúne com a Gerência do DESEG