Edição 63 - 17/05/2010

Sinal fala na ANER

O estudo jurídico elaborado pelo Sinal para a consecução do subsídio como forma de remuneração no Banco Central vem sendo utilizado por outras entidades que o pleiteiam.

Assim foi que, a convite da Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais-ANER, Paulo Eduardo de Freitas, assessor parlamentar do Sinal, proferiu, na última sexta-feira, 14.05, palestra, seguida de debates, a respeito da matéria.

O encontro reuniu servidores de todas as agências reguladoras, que lotaram o auditório da Agência Nacional de Transportes Terrestres-ANTT, em Brasília.

Eis aqui a íntegra da notícia, divulgada no site da ANER:

Servidores lotam auditório da ANTT pelo subsídio

 

Prezados servidores,

 

Tivemos, hoje (14/05), mais uma manhã de avanços no movimento pró-subsídio!

 

Com o apoio da ANER, a Comissão de Mobilização que os representa ofereceu duas horas de palestra com o assessor do Sindicato dos Servidores do Banco Central (SINAL), Paulo Eduardo Freitas. O momento foi de troca de experiências e de debate em torno do assunto. O encontro aconteceu no auditório da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

 

Paulo Eduardo contou como foi a transição da mudança de remuneração entre os servidores do Banco Central. Segundo ele, foi necessária muita união e reflexão interna sobre o tema. O convidado conduziu um momento de discussão conjunta sobre os benefícios e conseqüências dessa modificação entre os quadros das Agências Reguladoras Federais. Dentre os pontos levantados, discutiu-se a incorporação de gratificações, congelamento de teto e ganhos salariais.

 

"Raciocinando, eu tenho uma relação de ganhos do que é individualmente bom para mim e, as entidades representativas raciocinariam qual é o ganho que a minha categoria passa a ter na questão do valor da remuneração. Então, eu tenho dois focos: o da conveniência individual e da conveniência da categoria", comentou. "Preciso pensar o dia de hoje e outros tantos dias de amanhã."

 

O palestrante deixou clara a posição de que não tem a intenção de defender a adoção ou não do pleito, mas sim de esclarecer eventuais dúvidas e tecer comentários enriquecedores às carreiras. "A propensão por querer o subsidio, ao meu ver, é um ato inteligente, porque assim se tem a  oportunidade da discussão de valores. Quanto a definição final, no entanto, é preciso fazê-lo com base concreta, para que não haja conflitos no processo e nem com a direção das entidades", disse.

"Quando a coisa não dá certo nós tendemos a responsabilizar a entidade, dizendo que é tudo enganação. Não tem enganação. É um processo limpo, democrático, explícito de avaliação individual e, eu sugiro também, coletiva."

 

 Dito isso, os servidores da ANTT deliberaram que irão apoiar e pressionar todas as entidades representativas para que se mobilizem pelo subsídio. Eles também decidiram que irão buscar um processo unificado.

 

A ANER declara que defende o subsídio para TODOS OS SERVIDORES DAS AGÊNCIAS REGULADORAS FEDERAIS. É importante destacar, no entanto, que deve ser dado um passo de cada vez. Não se pode desperdiçar uma oportunidade. É notório que os servidores efetivos já estão em condições de receber por subsídio. A aprovação da mudança na forma de remuneração para estes é uma forma de manter a discussão em pauta. Do contrário, há a possibilidade de deixar que ambos os quadros caiam em esquecimento no próximo governo.

 

A Associação já está se mobilizando para fazer o que for necessário em prol dos servidores. A participação de todos é essencial nesse processo.  Neste sentido, a ANER aproveita para agradecer a todos que compareceram ao auditório da ANTT. É gratificante ver que faltaram cadeiras em um espaço com capacidade para mais de 100 pessoas. A demonstração de respeito e espírito colaborativo de vocês é o grande motivador desta entidade.

 

Continuem assim! Subsídio Já! Um novo tempo, uma nova ANER!

Edições Anteriores RSS
Tags:

Matéria anteriorSINAL-SP INFORMA nº 9, de 14.5.10: Processo eletivo do Sinal / Saiu na imprensa / Rede conveniada
Matéria seguinteBOCA LIVRE – Ideia, crítica & debate: nº 4, de 18.5.2010