Edição 0 - 18/02/2004

ABERTURA DE CPI CONTRA EX-ASSESSOR DE JOSÉ DIRCEU MOVIMENTA O CONGRESSO

A abertura da comissÆo parlamentar de inqu‚rito (CPI) para investigar o pedido de propina feito pelo ex-assessor da Casa Civil da Presidˆncia da Rep£blica, Waldomiro Diniz, continua agitando o Congresso. O PT partiu para a chantagem: sua bancada no Senado decidiu que s¢ apoiaria a abertura da CPI se ela investigasse tamb‚m as irregularidades do governo passado, principalmente no que diz respeito ao financiamento das campanhas. Em outras palavras, o PT passou o seguinte recado: se vocˆs mexerem com a gente, vamos investigar todas as trapa‡as da era FHC.



           A estrat‚gia ‚ arriscada. As declara‡äes da l¡der do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), de que as investiga‡äes se estenderiam tamb‚m para o caso Lunus — que, em 2002, implodiu a candidatura … Presidˆncia da pefelista Roseana Sarney — deixaram o presidente do Senado, Jos‚ Sarney (PMDB-AP), pai de Roseana, irritado. O curioso ‚ que Sarney, junto com Roseana e Edson LobÆo, j  vinha trabalhando para barrar a CPI. Para o p£blico externo, por‚m, o presidente do Senado diz que nÆo impedir  sua abertura, caso os senadores consigam as 27 assinaturas necess rias para a instaura‡Æo da comissÆo.



            A REA€ÇO DO PSDB – Mesmo depois de tomar conhecimento das amea‡as petistas, o senador Arthur Virg¡lio (PSDB-AM) afirmou que seu partido continuar  coletando assinaturas para instalar a CPI. At‚ ontem … tarde, o PSDB contabilizava 21 assinaturas (10 do PSDB, 5 do PDT, 5 do PFL e a da senadora Helo¡sa Helena, atualmente sem partido).



            O fiel da balan‡a deve ser o PMDB. A reuniÆo da bancada do partido no Senado, ontem, esteve longe de alcan‡ar o consenso. Pedro Simon (RS) insistiu para que o PMDB
subscrevesse o pedido de instaura‡Æo da CPI. H‚lio Costa (PMDB-MG) e S‚rgio Cabral (PMDB-RJ) defenderam posi‡Æo oposta e sugeriram a Simon que s¢ assinasse o pedido caso faltasse apenas uma assinatura das 27 necess rias.



              Simon nÆo ficou satisfeito com o resultado da reuniÆo. Tudo indica que ele e o senador MÆo Santa (PMDB-PI), que tradicionalmente vota contra o governo petista, venham a assinar o pedido de CPI. Com isso, o n£mero de assinaturas subiria para 23.



               Faltariam apenas 4 assinaturas, o que nÆo ‚ muito. Mas nÆo se sabe, at‚ agora, se a repercussÆo do caso na sociedade ser  forte o bastante para atrair as assinaturas que faltam. Afinal, do outro lado da balan‡a est  o rolo compressor do governo no Congresso, pronto para a “Opera‡Æo Abafa”.


 


(Assessoria de imprensa do SINAL)

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorE AGORA, JOSÉ?
Matéria seguinteCPIs EM COMPASSO DE ESPERA: NUMA OU NOUTRA, ENTRA WALDOMIRO DINIZ