Edição 50 - 02/05/2012

Brasil é a bola da vez – mas não para nós, servidores públicos

Como todos vemos diariamente, virou mania nacional propagandear a boa fase vivida pelo país. Boa fase que parece não atingir somente os que garantem o bom funcionamento da máquina, como os funcionários públicos federais.
 
Como já mostrado pelo Apito Brasil, trabalhadores da iniciativa privada têm conquistado reajustes acima da inflação, e com redução da jornada. Nos dias anteriores ao 1º de Maio, veículos de comunicação publicaram várias reportagens mostrando a evolução do trabalhador privado. Veja, abaixo, matéria de O Estado de S.Paulo.


Deu na imprensa


Trabalhadores conseguem aumentos reais acima do que tiveram no ano passado
 
Ganhos ocorreram apesar da redução do ritmo de crescimento da economia 
 
30 de abril de 2012
 
Marcelo Rehder, de O Estado de S. Paulo
 
SÃO PAULO – Mesmo com a redução do ritmo de crescimento da economia, categorias profissionais com data-base para renovação de acordos e convenções coletivas nos primeiros quatro meses do ano estão conseguindo conquistar aumentos reais de salários que chegam a superar os níveis registrados em igual período de 2011.
 
Na Bahia, cerca de 35 mil operários da construção pesada e de infraestrutura e montagem industrial convenceram as construtoras a conceder aumento real de 4,77%, além da reposição da inflação, depois de 17 dias de greve. Em São Paulo, 42 mil químicos do setor farmacêutico fecharam acordo com os laboratórios que prevê aumento real de 2,41%, um ponto porcentual acima do índice conquistado no ano passado.
 
Para economistas, o cenário continua favorável aos aumentos, independentemente do agravamento da crise na zona do euro e da desaceleração da economia brasileira neste início de ano. Entre os pontos que facilitam o trabalho dos sindicatos em 2012 os analistas citam os índices de preços bem comportados até agora.
 
Em março, a inflação acumulada em 12 meses, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado como parâmetro nas negociações entre empregados e patrões, estava em apenas 4,97%. Foi a menor variação de preços registrada para o período depois de março de 2007, quando ficou em 3,29%.
 
"Quanto mais baixa a inflação, mais fácil é a obtenção de aumento real de salário", diz José Silvestre, coordenador de relações sindicais do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
 
Inflação média
 
Na média, a inflação para as datas-base em 2012 vai girar em torno de 5%, abaixo do ano passado, quando foi superior a 5%, frisa Silvestre. A política de redução de juros adotada pelo Banco Central (BC) também é positiva, segundo o técnico.
 
Mas o BC ainda vê a força do mercado de trabalho como um risco importante à evolução dos preços. O que preocupa a autoridade monetária é o fato de que as negociações salariais atribuem peso excessivo à inflação passada, em detrimento da inflação futura, que está em processo de redução e tende a ser marcadamente menor do que a inflação passada. A demanda aquecida pelos aumentos reais de salários poderia exercer pressão de alta sobre os preços.
 
Para Sérgio Luiz Leite, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo, o ganho de 2,41% obtido pela categoria não oferece riscos ao setor. Ele argumenta que o faturamento da indústria farmacêutica cresceu 15% no ano passado, ao mesmo tempo em que o número de trabalhadores ficou praticamente estabilizado no Estado: "O ganho de produtividade do setor foi bem maior que o dos salários".
 

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorCN do Sinal analisa Campanha Salarial e prepara Dia Nacional de Luta, marcado para 3 de maio
Matéria seguinteSINAL-RJ PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DOS VEREADORES