Edição 28 – 17/3/2015

Reunião Sinal/BCB – 13 de março de 2015


Conforme anunciado no Apito 22/2015, realizou-se, sexta-feira passada, dia 13 de março, a segunda reunião trimestral da Mesa Seccional de Negociação Sinal/BCB, com a participação, pelo BCB, de Altamir Lopes, diretor, Nilvanete Ferreira da Costa e David Falcão, chefes de unidade e Rafael Ximenes de Vasconcelos, chefe adjunto de unidade, e, pelo Sinal, de Daro Marcos Piffer, presidente, Eduardo Stalin Silva, diretor e Max Meira, presidente regional.

Assuntos tratados:

Reequilíbrio salarial na Casa

O Banco Central estimou em 8,5% o impacto na folha de pagamento da autarquia para o atendimento da proposta de realinhamento dos subsídios de Analistas e Procuradores, bem como o retorno da proporcionalidade de 50% entre os subsídios de Técnicos e Analistas, contida no estudo sobre a remuneração das carreiras e cargos do BCB (Apito 157/2014).

O Sinal encaminhará a proposta – acrescida da informação do impacto – ao MPOG, ressaltando que a reivindicação procura corrigir uma das distorções de que trata o item “b” dos eixos principais da pauta unificada da Campanha Salarial 2015 (Apito 5/2015).

Além da atuação do Sindicato, cabe à Administração da Casa envidar os esforços necessários para que esse importante pleito seja devidamente acolhido no âmbito governamental, haja vista ser a sua implantação, além de muito justa, um ponto fundamental para o restabelecimento do bom clima organizacional na instituição.

GT de Redução de Litigiosidade

Conforme comunicado conjunto, emitido em 13.2.2015, a próxima reunião do GT deverá ser realizada, na primeira quinzena de abril, para análise da conjuntura e alinhamento de estratégias referentes ao reajuste de 28,86%.

Nessa oportunidade, o GT deverá encaminhar, também, a discussão dos demais litígios pautados.

Posse dos aprovados no último concurso

O Banco Central expedirá a solicitação de autorização para a nomeação dos remanescentes do último concurso, tão logo a LOA (que define o efetivo destinado ao BCB) seja aprovada no Congresso.

Modernização da carreira de Especialista

O Banco Central informou que tem buscado a solução do tema junto ao MPOG e comentou sobre as dificuldades reiteradamente apresentadas pelo governo contra a requerida modernização.

É realmente necessário reconstruir uma estratégia conjunta, de forma a possibilitar a transposição das dificuldades e cumprir, de uma vez por todas, o acordo celebrado.

Edições Anteriores
Matéria anteriorSinalBH informa 337/2015 – Candidaturas ao Conselho Regional e ao Conselho Fiscal do Sinal-BH
Matéria seguinteSinalBH informa 338/2015 – Audiência Pública